Mapa divulga nova lista de marcas e lotes de café torrado impróprios para consumo; Ao todo, 16 marcas foram desclassificadas e devem providenciar o recolhimento dos produtos
OMinistério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulga aos consumidores 16 novas marcas de café torrado desclassificadas após a detecção de matérias estranhas e impurezas ou elementos estranhos acima do limite permitido na Portaria nº 570/2022.
Os produtos desclassificados são considerados impróprios para consumo e deverão ser recolhidos pelas empresas responsáveis após a fase de análise dos laudos laboratoriais e cientificação das empresas responsáveis pelos produtos quanto aos resultados. A ação está respaldada pelo artigo 29-A do Decreto 6.268/2007, que prevê a aplicação do recolhimento em casos de risco à saúde pública, adulteração, fraude ou falsificação de produtos.
Aos consumidores que caso tenham adquiridos esses produtos, o Mapa orienta que deixem de consumi-los, podendo solicitar sua substituição nos moldes determinado pelo Código de Defesa do Consumidor.
Ainda, caso encontrem alguma dessas marcas sendo comercializadas, o Ministério solicita que seja comunicado imediatamente pelo canal oficial Fala.BR, informando o estabelecimento e endereço onde foi adquirido o produto.
As fiscalizações de café torrado e moído no mercado interno são realizadas pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária. “Após a realização da Operação Valoriza, em março de 2024, em que foram feitas fiscalizações de café torrado durante duas semanas de maneira concentrada, o Mapa continuou realizando fiscalizações de rotina durante os meses seguintes, incluindo o atendimento às denúncias feitas por cidadãos por meio da plataforma Fala.BR”, explica Ludmilla Verona, coordenadora de Fiscalização da Qualidade Vegetal.
As ações fazem parte do Programa Nacional de Prevenção e Combate à Fraude e Clandestinidade em Produtos de Origem Vegetal (PNFRAUDE), que visa diminuir a ocorrência de fraudes e promover a regularidade de estabelecimentos produtores de produtos de origem vegetal. Vale ressaltar que a adição de matérias estranhas ou elementos estranhos ao café é considerada fraude que gera dano ao consumidor, motivo pelo qual o produto foi incluído nas ações do Programa.
Veja quais marcas e lotes não devem ser consumidos: Tabela – marcas e lotes de café torrado impróprios para consumo

Dicas ao consumidor
Como o café torrado é moído, pode conter fraudes indetectáveis a olho nu. A atuação dos auditores fiscais federais agropecuários e técnicos de fiscalização agropecuários é fundamental para garantir a qualidade e a segurança dos produtos disponíveis no mercado.
É crucial que os consumidores verifiquem se os estabelecimentos torrefadores estão devidamente registrados no Mapa, o que pode ser feito clicando aqui. Os consumidores são aconselhados a evitar produtos com preços muito abaixo do padrão e a desconfiar de produtos com sabor e aroma inadequados, pois um café de qualidade deve apresentar características agradáveis.
Medicilândia pode ganhar o título de Capital Nacional do Cacau
Medicilândia (PA), responsável por quase metade do cacau do Pará, pode se tornar Capital Nacional do Cacau, destacando sustentabilidade e geração de renda.
Continue Reading Medicilândia pode ganhar o título de Capital Nacional do Cacau
Déficit de armazenagem redefine mercado de grãos do Brasil diante da expectativa de safra recorde
Crescimento acelerado da produção brasileira expõe gargalos logísticos, pressiona preços no pico da colheita e transforma a armazenagem de grãos em um dos principais ativos estratégicos do agronegócio
Boi gordo em “clima de férias” mantém R$ 325/@, apoiado nas exportações e baixa oferta de boiada
Mercado opera com lentidão, mas sustentação vem da escassez de animais e demanda externa; preços do boi gordo se mantêm firmes mesmo com consumo interno ainda contido
STF forma maioria de votos – 6 x 0 – contra marco temporal de terras indígenas
Dois anos após a Corte declarar o marco inconstitucional, os ministros voltaram a analisar o tema. Corte tem placar de 6 votos a 0 pela inconstitucionalidade da regra do marco temporal para demarcação de terras indígenas
Continue Reading STF forma maioria de votos – 6 x 0 – contra marco temporal de terras indígenas
Fávaro assina contrato para criação de banco de antígenos da febre aftosa no Brasil
Iniciativa estratégica com a criação de banco de antígenos da febre aftosa no Brasil fortalece a defesa sanitária, garante resposta rápida a emergências e amplia a confiança internacional na pecuária brasileira
Continue Reading Fávaro assina contrato para criação de banco de antígenos da febre aftosa no Brasil
La Niña e clima imprevisível: Dr. Marco Paiva explica por que o produtor precisa se planejar para 2026!
Segundo o advogado e especialista Dr. Marco Paiva, anos marcados por instabilidade climática costumam expor fragilidades estruturais das propriedades, especialmente na gestão financeira e nos contratos de crédito rural.





