
A ação faz parte do Promaq, uma iniciativa do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), criada pela Portaria nº 775/25.
Nesta quinta-feira (12), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, realizam a entrega de 318 máquinas agrícolas destinadas a 301 municípios mineiros. A ação faz parte do Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (Promaq), uma iniciativa do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), criada pela Portaria nº 775/25.
A cerimônia ocorre no CeasaMinas, em Contagem (MG).
“A produção de alimentos é, sem dúvida, a vocação do Brasil. Nossa agropecuária, reconhecida mundialmente e essencial para a economia. Por isso, estamos modernizando o setor, incentivando a mecanização. Essa iniciativa possibilita práticas mais sustentáveis e eficientes, ao mesmo tempo em que aumenta a produtividade”, explicou ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.
O Promaq tem como objetivos modernizar o setor agropecuário, aumentar a produtividade rural, reduzir as desigualdades regionais e promover o desenvolvimento sustentável. Por meio do programa, o Governo Federal realiza a aquisição e doação de máquinas e equipamentos agrícolas em parceria com instituições públicas e privadas.
Em Minas Gerais, os 301 municípios beneficiados receberão equipamentos como motoniveladoras, retroescavadeiras, pás carregadeiras, escavadeiras hidráulicas, tratores e rolos compactadores. O valor total aportado para a aquisição é de R$ 150 milhões.
Outras entregas
Além de Minas Gerais, o Promaq já contemplou outros estados brasileiros. Até o momento, foram entregues 515 máquinas agrícolas para 460 municípios em nove estados.
Fonte: MAPA
VEJA TAMBÉM:
- Exportações do agronegócio em maio recuam 1,4% ante maio/24, a US$ 14,87 bilhões
- Caíram os preços? Saiba como ficaram as cotações no Brasil
- Importações de arroz superam exportações em maio
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.