O gabinete do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, confirmou o recebimento da “lista de reféns” que o Hamas deve libertar neste primeiro dia de trégua da Guerra em Gaza.
Após intensas negociações mediadas por Catar, Estados Unidos e Egito, Israel anunciou neste domingo que o cessar-fogo com o Hamas entrou em vigor às 11h15 (horário local), cinco horas a menos em relação ao fuso da Argentina. O acordo representa um passo significativo para a libertação dos reféns capturados pelo grupo palestino durante os ataques de 7 de outubro.
O gabinete do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, confirmou o recebimento da “lista de reféns” que o Hamas deve libertar neste primeiro dia de trégua da Guerra em Gaza. O início do cessar-fogo foi anunciado quase três horas depois do horário inicialmente previsto, às 8h30.
Os primeiros reféns a serem libertados
Segundo informações divulgadas pelo governo israelense, as três primeiras reféns que serão soltas incluem:
- Doron Steinbrecher, 31 anos, enfermeira veterinária sequestrada em seu apartamento no kibutz Kfar Aza.
- Emily Damari, 28 anos, de nacionalidade britânico-israelense, capturada durante o ataque ao kibutz.
- Romi Gonen, 24 anos, sequestrada durante o Festival Nova.
Relatos apontam que Doron Steinbrecher enviou uma mensagem de voz aos amigos no dia do sequestro, informando: “Eles estão aqui, me pegaram”, antes de perder contato. Já Romi Gonen, que estava no festival de música, entrou em contato com a mãe pouco antes de ser levada, dizendo que havia sido baleada. Por sua vez, Emily Damari foi ferida durante o ataque, vendada e levada para Gaza, segundo sua mãe.
Negociações árduas e tensões políticas
A trégua da guerra em Gaza é fruto de longas negociações, que foram concluídas sob pressão política e humanitária. O acordo prevê a libertação de 33 reféns em uma primeira fase, com a possibilidade de extensão do cessar-fogo para um período total de 42 dias.
Apesar do progresso diplomático, o primeiro-ministro Netanyahu enfatizou que se trata de “um cessar-fogo provisório”, e que Israel mantém “o direito de retomar a guerra com o apoio americano” caso o Hamas não cumpra os termos acordados.
A decisão de trégua também gerou discordâncias internas. O partido de extrema-direita liderado por Itamar Ben Gvir, ministro da Segurança Nacional, anunciou sua saída da coalizão governista em protesto contra o acordo. No entanto, fontes do governo garantem que a maioria parlamentar ainda está garantida.
O ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon Saar, alertou para os riscos de uma retomada dos conflitos caso o Hamas permaneça no poder: “Se o Hamas continuar governando Gaza, a instabilidade regional persistirá, e não haverá futuro de paz para ambas as partes”.
Próximos passos e desafios
Enquanto Israel aguarda a libertação dos reféns, autoridades internacionais monitoram a situação para garantir o cumprimento do acordo. A expectativa é que novas liberações ocorram nos próximos dias, enquanto mediadores trabalham para prolongar a trégua e estabelecer um diálogo mais amplo para uma solução pacífica e duradoura.
A situação permanece delicada e qualquer violação ao acordo pode resultar em uma retomada imediata das hostilidades, colocando em risco não apenas os reféns remanescentes, mas também a população civil em ambas as regiões.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Biotrop assume controle da divisão BioWorks, parte do grupo BiopFirst
Biotrop assume controle da BioWorks, amplia atuação global em biopesticidas e transfere sede para centro tecnológico em Santo Antônio de Posse (SP).
Continue Reading Biotrop assume controle da divisão BioWorks, parte do grupo BiopFirst
Agrovino projeta semana de negócios aquecidos na ovinocultura gaúcha
Agrovino 2026 reúne genética de excelência, cinco leilões e cenário favorável para negócios da ovinocultura no Rio Grande do Sul.
Continue Reading Agrovino projeta semana de negócios aquecidos na ovinocultura gaúcha
EUA vendem 118,7 mil t de trigo da safra 2025/26, aponta USDA
Vendas de trigo dos EUA crescem 24% na semana, mas exportações caem 60%. USDA detalha destinos e volumes da safra 2025/26.
Continue Reading EUA vendem 118,7 mil t de trigo da safra 2025/26, aponta USDA
Petrobras retoma produção de ureia e reforça política nacional de fertilizantes; vídeo
Com capacidade para produzir 1,8 mil toneladas de ureia por dia, reativação da fábrica marca o retorno da Petrobras ao setor de fertilizantes e reduz a dependência externa de um insumo estratégico para o agronegócio brasileiro
EUA vendem 377,6 mil t de milho da safra 2025/26, revela USDA
Vendas de milho dos EUA caem 49% na semana, segundo o USDA. Coreia do Sul, Japão e México lideram as compras da safra 2025/26.
Continue Reading EUA vendem 377,6 mil t de milho da safra 2025/26, revela USDA
Empresa anuncia crédito rural a partir de 3% ao ano e detalha condições de contratação
Com mais de R$ 700 milhões já intermediados, a ConsulttAgro oferece crédito rural com juros a partir de 3% ao ano e prazos de até 15 anos, criando alternativas que impulsionam a modernização e novos investimentos no campo. O início do ano coloca o Brasil diante de um cenário político e econômico permeado por incertezas,…





