
Criatório de cavalos de elite do interior de São Paulo é o primeiro patrocinador brasileiro na competição mais importante do hipismo mundial e aguarda ter uma criação sua no Time Brasil de Salto da Olimpíada
O hipismo brasileiro está brilhando na Europa e uma das razões deve-se à dedicação do Haras Rosa Mystica, renomado criatório de cavalos de alta performance, de Salto de Pirapora (SP). Vários animais nascidos no criatório do interior de São Paulo vêm se destacando em provas internacionais, como nos dois últimos Pan-americanos, e em 2024 dá um novo salto dentro da elite do hipismo mundial. Pela primeira vez na história um haras brasileiro é patrocinador de uma das mais importantes provas de CHIO Aachen, na Alemanha, considerada a meca do hipismo mundial.
Como patrocinador do torneio Mystic Rose Prize, estará ao lado de marcas como Mercedez, Allianz e Rolex. Além disso, o Haras Rosa Mystica ainda aguarda confirmação de égua de seu criatório para integrar o Time Brasil de Salto na Olimpíada de Paris2024.
O World Equestrian Festival Chio Aachen será realizado de 28/06 a 07/07 na Alemanha, reunindo cavalos e cavaleiros para enfrentar múltiplos desafios, individualmente ou em equipes. Sua importância dentro de cenário equestre é comparada a Wimbledon do tênis, na Inglaterra, com os melhores cavalos e cavaleiros do mundo.
O Mystic Rose Prize ocorrerá no domingo 07/07, às 10h30 (5h30 de Brasília), em um estádio para 25 mil pessoas. A prova antecede o principal momento do evento, GP Rolex, com premiação de $ 1.500.000 Euros.
Com foco na criação de cavalos da raça Brasileiro de Hipismo (BH) para o esporte de alto rendimento, o Haras Rosa Mystica vem se destacando cada vez mais no cenário equestre internacional. Em 2019, dois animais de sua criação, Magnólia Mystic Rose e Zâmbia Mystic Rose, representaram a Guatemala e Equador, respectivamente, saltaram no Pan Lima2019. No Pan Santiago2023, no ano passado, foi a vez de Dória One Loar Mystic Rose, saltar representando a Bolívia. No Jogos Centro-americanos e do Caribe de 2023, realizado em El Salvador, Zilouet Mystic Rose foi a grande campeã, na sela do salvadorenho Juan Bolaños.

Os excelentes resultados têm sido muito comemorados pela família Leite, do Haras Rosa Mystica. “Esta iniciativa faz parte de um projeto estratégico de projeção de marca que vem sendo realizado nos últimos anos, dentro e fora das pistas“, ressalta Nilson Leite, um dos principais responsáveis pela conquista, que complementa: “Este ano é muito especial porque meu pai sempre sonhou em ter um cavalo de nossa criação em uma olimpíada; ele está completando 80 anos, e estamos muito próximos de realizá-lo”, diz o criador. Ele e toda família acompanharão presencialmente este evento: os patriarcas, seus pais Jozias e Delfina e os filhos Neide e Vânia.
Égua na Olimpíada
Outra conquista espetacular do haras está em vias de ser confirmada: uma égua BH de 11 aos, criação do Haras Rosa Mystica, está com as portas praticamente abertas no estádio da maior competição esportiva mundial: as Olimpíadas de Paris 2024! Miss Blue Mystic Rose, nome de batismo registrado da Associação Brasileira de Cavalos de Hipismo (ABCCH), ou Miss Blue-Saint Blue Farm, como está registrada na Federação Equestre Internacional (FEI), de propriedade de Thalita Olsen, é dada como certa devido ao seu desempenho excepcional das últimas temporadas.
Em 2023, depois de ajudar o Time Brasil de Salto a conquistar o Ouro na Copa das Nações de La Baule, na França, e Prata em St. Gallen, na Suíça, Miss Blue conquistou o inédito título do GP 5* Europa, a segunda mais importante da meca do hipismo, em CHIO Aachen, na qual o Haras Rosa Mystica será patrocinador neste ano. Confirmando a sua boa forma em 2024, a égua foi campeã no GP5* de Hamburgo, em maio deste ano, montada pelo cavaleiro olímpico Yuri Mansur.

Até o momento, esta conquista está sendo considerada uma das mais importantes na história da criação brasileira. A definição do Time Brasil de Salto para Paris 2024 será oficializada até 8 de julho, mas o conjunto Miss Blue/Yuri Mansur é dado como certo.
Texto de Luciene Gazeta
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Justiça defere recuperação judicial de grupo do agro formado por produtores e transportadora
O grupo busca renegociar dívidas que somam R$ 21,3 milhões, em um processo voltado à reorganização financeira e à continuidade das atividades no agronegócio e no transporte rodoviário
Governo pede investigação da Polícia Federal sobre fraudes no Seguro-Defeso
Em um dos tipos, atravessadores estariam coagindo pescadores artesanais legítimos a repassarem a eles parte de seus recursos.
Continue Reading Governo pede investigação da Polícia Federal sobre fraudes no Seguro-Defeso
Conab fará leilões para escoamento de até 50 mil t de feijão
O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira pelo presidente da empresa pública, Edegar Pretto, durante participação na Expointer.
Continue Reading Conab fará leilões para escoamento de até 50 mil t de feijão
Abertura de mercado para produtos agropecuários do Brasil no Japão
Com este anúncio, o agronegócio brasileiro alcança 422 novos acessos de mercado durante a atual gestão em 71 destinos.
Continue Reading Abertura de mercado para produtos agropecuários do Brasil no Japão
UE apresenta acordo comercial com Mercosul; oposição francesa diminui
O acordo agora precisa ser aprovado na União Europeia, exigindo uma votação no Parlamento Europeu e uma maioria qualificada entre os governos da UE.
Continue Reading UE apresenta acordo comercial com Mercosul; oposição francesa diminui
CNA diz em audiência nos EUA que competitividade do agro do Brasil tem fundamentos legítimos
Entre os produtos brasileiros afetados pelas tarifas estão o café e a carne bovina. O Brasil é o maior exportador dos dois produtos.