
O iemenita ganhou destaque nas redes sociais no ano passado, quando ele conseguiu quebrar o recorde de maior pilha de ovos com três ovos.
Recentemente, Mohammed Muqbel, do Iêmen, ganhou destaque na internet por desafiar a gravidade ao empilhar quatro ovos superando o recorde mundial, de acordo com o Guinness World Records. A marca anterior foi do próprio iemenita, quando equilibrou três ovos.
Embora seja um conceito simples, colocar um ovo em cima do outro é um grande desafio. O professor de física do Colégio Pensi, Diegon, explica que “a dificuldade está em manter o centro de massa do conjunto de ovos na mesma reta vertical que o primeiro ovo”.
A gravidade é uma aceleração que puxa os corpos para baixo, no caso do ovo, o equilíbrio fica instável por causa do seu formato externo. “Como a massa do ovo é heterogênea, a gravidade vai ocupar posições distintas em ovos distintos. Quando a ideia é acumular vários ovos, é necessário um centro de massa, o que não acontece quando se trata de um único ovo”, analisa.

- Boi gordo segue subindo – R$ 323/@ – com “boom” das exportações e escalas pressionadas
- Dia Internacional da Mulher Rural: São mais de 6 milhões de brasileiras que movimentam o Agro
- Starlink despenca de preço e leva internet rápida de Elon Musk para qualquer fazenda
- Trump acusa China de ‘hostilidade econômica’ ao não comprar soja dos EUA
- Cidade paulista pretende ampliar derivados de leite de búfala na merenda escolar
Dessa forma, a dica do professor para quem quer tentar fazer a pilha, é agitar os ovos, pois assim, é gerada uma nova posição para o centro de massa que se torna igual para todos.
Como transportar ovos sem quebrar
Enquanto equilibrar ovos é desafiador, transportá-los exige alguns cuidados. Quando a logística é feita por caminhões, por exemplo, o produtor precisa atentar-se ao embarque. É fundamental que os ovos sejam acomodados adequadamente para que as possíveis trepidações das estradas não tragam danos. Também é interessante que o veículo tenha uma boa suspensão e pneus calibrados para evitar que o produto balance.
Fonte: Globo Rural