IAC comemora 138 anos e bicentenário de d. Pedro II com lançamento de cultivares

Entre os lançamentos, duas laranjas chamam atenção pela coloração vermelha da polpa em virtude da presença de licopeno ou antocianina.

São Paulo, 2 – O Instituto Agronômico (IAC), de Campinas (SP), comemora seus 138 anos em uma cerimônia especial que também homenageia o bicentenário de D. Pedro II, fundador da Instituição. O evento será nesta terça (2), a partir das 16h, na sede do Instituto, em Campinas. (SP)

A programação reforça o papel do Instituto como referência em ciência agrícola no Brasil. O IAC comemora com o lançamento de oito novas variedades de laranja com características para o consumo in natura e para a indústria, além de uma variedade inédita de limão. Entre os lançamentos, duas laranjas chamam atenção pela coloração vermelha da polpa em virtude da presença de licopeno ou antocianina, além de maior concentração de carotenoides totais, em comparação com as laranjas de polpa amarela.

La Niña e o futuro da safra: O que dezembro reserva para a soja?

Serão apresentados também dois novos híbridos de milho branco para alimentação humana desenvolvidos para oferecer alto rendimento, estabilidade produtiva e qualidade superior de grãos. Complementando os avanços, o setor sucroenergético recebeu na última semana duas novas cultivares de cana-de-açúcar, ampliando as opções para produtores e fortalecendo a competitividade nacional.

“Em 2025 registramos oito variedades de laranja e uma de limão, aumentando o portfólio de variedades copa IAC disponíveis para a indústria e para o mercado de frutas frescas. Essas variedades mostraram aptidão para cultivo em diferentes regiões, desde o extremo sul até o norte de São Paulo, regiões mais frias e quentes do Estado, respectivamente, e muitas se mostraram resilientes e com potencial de adaptação mais abrangente, garantindo a produção e a produtividade de citros mediante os desafios crescentes de mudanças climáticas”, comentou em nota a pesquisadora do IAC, Marinês Bastianel, da Diretoria de Pesquisa dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

As cultivares de milho branco IAC 2027 e IAC 2039 trazem oportunidades aos produtores para ocupar nichos no mercado de canjica, farinha, milharina e gourmet. Ressalta-se que Brasil há poucas opções de milho branco para atender aos agricultores.

“Ao produzir grãos brancos, convencionais, isto é, não transgênicos, o produtor entra em segmento menos saturado, com menor competição e possibilidade de contratos diferenciados”, comentou a pesquisadora do IAC, Maria Elisa Zagatto Paterniani.

Novo busto de D. Pedro II

Será inaugurado o busto em homenagem ao imperador, instalado em frente ao prédio D. Pedro II. A peça – fundida em bronze – foi produzida em um trabalho artístico durante 50 dias. O processo envolve a criação do molde, feito pelo artista Edu Santos, escultor da Fundiarte, empresa responsável pela produção da obra.

Hoje será apresentado, ainda, o livro “Instituto Agronômico IAC – Legado de D. Pedro II e Atualidade”, que resgata a história da Instituição e sua relação com seu fundador.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM