
Encontro reuniu representantes das 27 unidades da federação para alinhar ações de sustentabilidade agropecuária e fortalecer a implementação do Plano ABC+.
Santa Catarina sediou, entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, a 3ª Reunião Nacional do Plano ABC+, promovida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), no auditório da sede da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). Dentro da programação do evento, também ocorreu o I Curso Nacional de Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH), iniciativa que reuniu especialistas e técnicos de todo o país.
Participaram do encontro o diretor do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação (Depros), Bruno Brasil, a equipe da Coordenação-Geral do Plano ABC+, além de representantes das 27 unidades da federação ligados aos Grupos Gestores Estaduais (GGEs).
Na ocasião, foram debatidos temas estratégicos, como:
- Atualização dos trabalhos do Plano ABC+;
- Alinhamento de procedimentos, métricas e indicadores; Preenchimento do sistema SIGABC, em atendimento ao TCU;
- Difusão de conhecimentos técnicos por meio de palestras temáticas;
- Apresentação de projetos desenvolvidos pelo setor privado;
- Palestras e dia de campo relacionados ao SPDH.
O evento consolidou a integração entre Superintendências Federais de Agricultura e Pecuária, órgãos estaduais, instituições parceiras e o setor privado, com o objetivo de aprimorar a governança e a implementação do Plano ABC+.
O superintendente da SFA-SC, Ivanor Boing, participou da abertura oficial e destacou a importância da realização do encontro no estado. “O Plano ABC+ é um marco na promoção da sustentabilidade na agropecuária. Santa Catarina tem se dedicado a fortalecer parcerias e apoiar os produtores rurais na adoção de práticas que conciliam produtividade com preservação ambiental. É uma honra receber aqui representantes de todo o Brasil para essa troca de experiências e alinhamento de estratégias”, afirmou.
O evento contou ainda com o apoio do chefe da Divisão de Desenvolvimento Rural da SFA-SC (DDR-SC), Antônio Pias, e de Marco Rangel (DDR-SC), que atuaram na articulação e no suporte técnico às atividades realizadas.
Durante as apresentações e discussões, Santa Catarina foi citada diversas vezes como exemplo a ser seguido pelas demais unidades da federação, em razão das práticas já consolidadas e dos avanços alcançados na implementação do Plano ABC+ no estado.
O terceiro e último dia foi marcado pela realização de um Dia de Campo em uma propriedade familiar no município de Antônio Carlos (SC). A atividade contou com relatos, demonstrações e trocas de experiências em áreas de produção de chuchu, pitaia, mandioca e outras espécies. Entre os principais pontos observados, destacou-se o acompanhamento técnico intensivo dos extensionistas, com apoio de instituições de pesquisa e ensino, como um dos fatores determinantes para o sucesso das ações.
Os agricultores participantes relataram a satisfação em trabalhar com o sistema de plantio direto de hortaliças, destacando o aumento de renda e os benefícios agronômicos percebidos com a adoção da prática, como o acréscimo de matéria orgânica e o fortalecimento da vida do solo.
Fonte: MAPA
VEJA TAMBÉM:
- Itamaraty confirma conversa de Vieira e Rubio e diz que delegação vai aos EUA
- Exportações de grãos da Argentina crescem até agosto; destaque para arroz e trigo
- China alerta sobre excesso de chuva em áreas de milho, trigo, soja e arroz
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.