Imea reduz previsão de safra de algodão de MT; mantém projeção para soja e milho

O recuo se deve a um ajuste na área plantada para 1,43 milhão de hectares, representando redução de 7,28% em relação ao registrado na safra 2024/25.

A safra de algodão de Mato Grosso em 2025/26 foi estimada nesta segunda-feira em 2,58 milhões de toneladas da pluma, recuo de 1,74% na comparação com a previsão de novembro, de acordo com levantamento de Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

O recuo se deve a um ajuste na área plantada para 1,43 milhão de hectares, representando redução de 7,28% em relação ao registrado na safra 2024/25.

La Niña e o futuro da safra: O que dezembro reserva para a soja?

“Como apontado nos relatórios anteriores, já existia uma previsão inicial de redução de área por parte de vários produtores, pautada pelo momento desafiador da rentabilidade da cultura, devido aos atuais patamares de preços e o custo de produção mais alto”, disse o instituto ligado aos produtores.

Além disso, os desafios climáticos para a soja em algumas localidades pressionam ainda mais a definição da área de algodão, cultivado geralmente após a colheita da oleaginosa.

O Estado é o maior produtor de soja, algodão e milho do Brasil.

Para a soja, a safra foi estimada em 47,18 milhões de toneladas, estável ante previsão de novembro.

“As chuvas acumuladas durante novembro em Mato Grosso aumentaram no comparativo com outubro na maior parte do Estado, o que reduziu o estresse hídrico e favoreceu o desenvolvimento das lavouras em diversas regiões”, disse o Imea, ponderando que a distribuição das precipitações continua irregular em algumas áreas.

O Imea também manteve a projeção para o milho em 51,72 milhões de toneladas.

Fonte: Reuters

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM