Inmet: chuva deve ser regular no Centro-Oeste e Sudeste em dezembro

Nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste, espera-se que as chuvas se mantenham regulares ou até superiores à média histórica – um cenário que favorece a umidade do solo e tende a beneficiar o desenvolvimento das culturas agrícolas de verão.

O mês de dezembro deve apresentar um quadro climático bastante heterogêneo no Brasil, com diferenças expressivas entre regiões em termos de precipitação e calor, diz boletim do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste, espera-se que as chuvas se mantenham regulares ou até superiores à média histórica – um cenário que favorece a umidade do solo e tende a beneficiar o desenvolvimento das culturas agrícolas de verão.

Já para a Região Norte, segundo o Inmet, o prognóstico aponta para volumes de chuva acima da média, especialmente em boa parte do centro-sul e centro-norte do Amazonas, no centro-sul do Tocantins, na maior parte do Pará e praticamente em todo o Amapá. Em contrapartida, a Região Sul deverá enfrentar chuvas abaixo da média em grande parte de seu território – o que pode resultar em menor umidade no solo.

“Contudo, há exceções: áreas como o leste de Santa Catarina e o norte do Paraná podem registrar precipitação dentro ou acima da média”, diz o Inmet.

O panorama também é diverso no Nordeste. A costa leste da região deve apresentar chuvas próximas à média. Entretanto, em outras partes da região, os volumes podem não ser suficientes para uma umidade robusta, o que pode afetar o solo e tornar o cenário agrícola mais delicado. No que diz respeito às temperaturas, a previsão indica que grande parte do País deve apresentar médias acima da climatologia.
Serviços e Informações do Brasil

Isso inclui o Centro-Oeste, partes do Norte, o centro-sul de Minas Gerais, o oeste de São Paulo e o Paraná – regiões onde as médias podem superar os 26 graus. Em algumas áreas do Norte e em regiões limítrofes do Sul, as temperaturas podem ficar próximas da média ou mesmo ligeiramente abaixo, especialmente onde houver dias seguidos de chuva.

Para agricultura, esse cenário traz oportunidades e desafios. Nas áreas com chuvas regulares e boa umidade do solo – como em partes do Centro-Oeste e do Norte -, o clima favorece o plantio e o desenvolvimento de safras de verão. Por outro lado, nas regiões onde as chuvas devem ficar abaixo da média – especialmente em boa parte do Sul – pode haver risco de solo seco, o que pode prejudicar culturas sensíveis à falta de chuva.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM