
Tempo seco predomina em boa parte do país, com pouca chuva e alerta para baixa umidade do ar
Uma massa de ar seco segue influenciando o tempo em quase todas as regiões do Brasil, mantendo as chuvas concentradas apenas em pontos isolados do Norte. O calor continua intenso, inclusive em pleno inverno, e a atenção se volta agora para os baixos índices de umidade, que preocupam especialmente áreas do Centro-Oeste e Sudeste.
Região Sul
O tempo firme predomina nos três estados. As manhãs seguem frias, especialmente nas áreas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, enquanto as tardes são marcadas por temperaturas amenas. No Paraná, o clima seco se intensifica no interior, com umidade relativa do ar abaixo de 30% em cidades como Londrina, Maringá e Paranavaí. Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis seguem sem chuva.
Região Sudeste
O litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo ainda pode ter garoa fraca em alguns trechos, influenciada pelos ventos marítimos. Em Minas Gerais, há chance de chuva leve na faixa leste. No entanto, no interior paulista e no Triângulo Mineiro, o destaque é a baixa umidade, com níveis próximos ou abaixo dos 30%. Em São Paulo capital, o tempo seco compromete a qualidade do ar.
Região Centro-Oeste
Com temperaturas que chegam perto dos 40 °C em algumas cidades, como Cuiabá, e sem qualquer sinal de chuva, o risco de queimadas permanece alto. A umidade do ar pode cair para níveis inferiores a 20% em diversas áreas, inclusive nas capitais Goiânia, Campo Grande, Brasília e Cuiabá. O sol predomina e os dias seguem ensolarados e muito secos.
Região Nordeste
O tempo segue firme no interior, com destaque para o sul do Piauí, Maranhão e oeste da Bahia, onde a umidade também está em níveis críticos. Já o litoral da Bahia amanhece encoberto, com chuva persistente entre Salvador e Porto Seguro. Cidades como Aracaju, Maceió, Recife e Natal podem ter pancadas mais intensas ao longo do dia. Já Fortaleza e Teresina permanecem sem previsão de chuva.
Região Norte
É na faixa norte do país que as instabilidades ainda ocorrem com mais força. Temporais são esperados no Amazonas, Roraima e Amapá. Capitais como Manaus, Boa Vista e Macapá ficam em alerta para chuva forte. Por outro lado, do Acre ao Tocantins, o tempo é de sol forte e ar seco. Em Palmas, a umidade pode cair para menos de 20%, e a sensação térmica ultrapassa facilmente os 35 °C à tarde.
Escrito por Compre Rural
VEJA MAIS:
- A Inovação do Plano Safra 2025/2026: Zoneamento Agrícola de Risco Climático e o paradoxo da exatidão
- Galinha enfrenta frio intenso e tem penas congeladas ao aquecer os filhotes; veja imagem
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.