Investimentos e diversificação de cultivos em debate com agricultores de Alagoas

A agenda em Alagoas faz parte da estratégia da área para manter um diálogo permanente com os agricultores, visando identificar demandas e buscar soluções.

Os investimentos na infraestrutura dos Projetos Públicos de Irrigação (PPIs) da Codevasf em Alagoas e a diversificação de cultivos foram alguns dos temas discutidos em uma reunião promovida pela Área de Irrigação e Operações da Companhia com agricultores que detêm lotes nos PPIs da empresa no estado. A diretora da área, Alessandra Rossin, conduziu a reunião, acompanhada do superintendente regional da Codevasf em Alagoas, João Paulo Tavares, e de técnicos da empresa.

Segundo Alessandra Rossin, a agenda em Alagoas faz parte da estratégia da área para manter um diálogo permanente com os agricultores, visando identificar demandas e buscar soluções para aprimorar a operação e a produção nos projetos de irrigação da Companhia.

Exportação de carne bovina da Argentina

“A agricultura irrigada contribui fortemente para o PIB nacional. Para seguirmos nesse caminho de sucesso, precisamos dialogar com quem produz toda essa riqueza, que são os agricultores irrigantes, para que a Companhia possa, cada vez mais, aperfeiçoar a infraestrutura pública e dar condições de trabalho e geração de renda na região”, pontuou Alessandra.

Na reunião, João Paulo Tavares destacou a contribuição dos PPIs para a criação de empregos e oportunidades na agricultura irrigada para jovens dos municípios alagoanos de Igreja Nova, Porto Real do Colégio, Penedo e região.

“Isso mostra a força da agricultura irrigada bem estruturada para promover oportunidades para o homem do campo, especialmente para os jovens, que muitas vezes não encontram trabalho nos locais onde nascem. Com os novos investimentos discutidos diretamente com os agricultores, vamos ampliar esses resultados e gerar mais riqueza para o estado”, afirmou Tavares.

Somente em 2024, os PPIs da Codevasf em Alagoas geraram cerca de R$ 57,6 milhões, com mais de 14 mil empregos diretos, indiretos e induzidos. No estado, a Companhia possui três PPIs: Boacica, em Igreja Nova; Itiúba, no município de Porto Real do Colégio; e Marituba, em Penedo.

Trabalho conjunto

Investimentos e diversificação de cultivos em debate com agricultores de Alagoas
Foto: Divulgação

Entre os temas abordados no encontro, estavam a reabilitação dos canais de irrigação e de drenagem, a aquisição de máquinas e equipamentos, a barragem do Boacica em Igreja Nova e a diversificação de cultivos.

Atualmente, a rizicultura é a principal atividade agrícola dos PPIs no estado. A estratégia da Área de Irrigação e Operações da Codevasf é implantar uma unidade experimental para testar novos cultivos na região, como o açaí.

O presidente do Conselho de Administração do Distrito de Irrigação do Projeto Boacica (Dib), José Aldo dos Santos, foi um dos participantes da reunião e destacou a relação direta entre os agricultores e a Codevasf. “Com esse contato direto com a diretora e com o superintendente regional, temos mais segurança no que foi tratado, pois há mais confiança ao saber que as pessoas estão trabalhando para que o projeto de irrigação funcione cada vez melhor”, destacou.

Além dos representantes dos agricultores, participaram da reunião o secretário-executivo da Área de Irrigação e Operações da Companhia, Rodrigo Beneveli; o chefe de Gabinete da 5ª Superintendência Regional da Companhia em Alagoas, Ricardo Lisboa; o gerente regional de Irrigação e Operações da empresa em Alagoas, Hugo Leonardo Rocha; o prefeito de Igreja Nova, Tiago Mateus, e a deputada estadual Carla Dantas.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM