
Esse desempenho refletiu recuos em todos os grupos de alimentos, de 2,1% para o IPPA-Grãos, de 1,6% para o IPPA-Pecuária, de 3,5% no caso do IPPA-Hortifrutícolas e de 7,7% no do IPPA-Cana-Café.
Em junho, o Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários (IPPA/CEPEA) apresentou queda nominal de 3% em relação ao mês anterior, apontam levantamentos do Cepea.
Segundo o Centro de Pesquisas, esse desempenho refletiu recuos em todos os grupos de alimentos, de 2,1% para o IPPA-Grãos, de 1,6% para o IPPA-Pecuária, de 3,5% no caso do IPPA-Hortifrutícolas e de 7,7% no do IPPA-Cana-Café.
No mesmo período, o Índice de Preços por Atacado de Produtos Industriais (IPA-OG-DI), calculado pela FGV, caiu 2,3%, indicando que, de maio para junho, os preços agropecuários baixaram em relação aos valores industriais na economia brasileira.
No cenário internacional, as cotações dos alimentos convertidas em Reais recuaram 3,7%, reflexo da combinação entre a desvalorização do dólar frente ao Real (-2,1%) e a retração dos preços internacionais dos alimentos (-2,5%).
Comparando-se os seis primeiros meses deste ano com igual intervalo de 2024, levantamentos do Cepea mostram que o IPPA registrou expressivo avanço de 18%, impulsionado pelas significativas altas nos grupos IPPA-Grãos (8,9%), IPPA-Pecuária (27,3%) e IPPA-Cana-Café (32,6%).
Em sentido oposto, o IPPA-Hortifrutícolas apresentou queda de 12,4% no período. O IPA-OG-DI, por sua vez, teve aumento de 5,6%, e os preços internacionais dos alimentos convertidos em Reais subiram 9,8%, resultado da valorização de 13,2% do dólar e do ligeiro incremento de 0,2% nas cotações internacionais dos alimentos.
Fonte: Cepea
VEJA TAMBÉM:
- Tarifaço dos EUA pode encarecer alimentação em bares e restaurantes
- CFTC/CBOT: fundos passam a apostar na alta da soja na semana até 22 de julho
- Venezuela retoma isenção para produtos brasileiros com certificado de origem
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.