Programa Escritórios Verdes recebe prêmio internacional por promover regularização ambiental e práticas sustentáveis no campo.
O Programa Escritórios Verdes, criado pela JBS em 2021, foi premiado durante o evento SB COP Awards, realizado na COP30, em Belém (PA). A iniciativa se destacou entre 670 projetos de 60 países e foi escolhida como um dos 48 melhores casos mundiais de soluções climáticas desenvolvidas pelo setor privado.
O reconhecimento reforça a posição da JBS como uma empresa comprometida com a transição para uma economia de baixo carbono, especialmente em áreas relacionadas a sistemas alimentares e uso sustentável da terra. A premiação considerou três critérios principais: escala, impacto e capacidade de replicação das ações propostas.
Apontado como um modelo de apoio ao produtor rural, o programa foca em regularização ambiental, assistência técnica e gestão das propriedades. De acordo com Renato Costa, presidente da marca Friboi, “os Escritórios Verdes mostram que é possível unir sustentabilidade e produtividade no campo, ajudando o produtor a superar desafios ligados à regularização e à adoção de boas práticas ambientais”.
Desde sua criação, o projeto oferece atendimento gratuito a produtores — inclusive aos que não são fornecedores da JBS — e já conta com 20 unidades físicas em oito estados brasileiros, além do Escritório Verde Virtual, lançado em 2024. A plataforma online já registrou mais de 12 mil atendimentos.
Entre os resultados alcançados, destacam-se o apoio à regularização ambiental de 20 mil propriedades e a recuperação de mais de 8 mil hectares de áreas florestais. O programa também auxiliou fazendas a retornarem à conformidade legal, contribuindo para a produção sustentável dentro das políticas de compra da empresa.
Com a conquista internacional, a JBS reforça seu compromisso com a sustentabilidade e a inclusão produtiva no agronegócio, consolidando os Escritórios Verdes como referência em gestão ambiental e inovação no campo.
VEJA TAMBÉM:
- Ministros Carlos Fávaro e Fernando Haddad discutem novo modelo de Seguro Rural
- Caminho Verde Brasil é destaque em fórum sobre agricultura regenerativa na COP30
- Aprosoja MT participa da COP30 em Belém e apresenta propostas para uma agenda climática tropical, soberana e produtiva
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.