Julgamento de búfalos consagra campeões das raças Murrah e Mediterrâneo na Expointer

Prova oficial reuniu 18 animais durante a Expointer e destacou genética, manejo e legado da espécie no Brasil

Na tarde de 3 de setembro, com clima abafado e chuva no horizonte de Esteio (RS), a pista central da 48ª Expointer recebeu 18 exemplares de búfalos para o julgamento oficial da espécie. A avaliação foi conduzida pelo zootecnista Renato Amaral, que há 30 anos trabalha com a raça e realizou pela segunda vez a função de jurado na feira.

Segundo ele, o Murrah possui a guampa acaracolada, já o Mediterrâneo tem por característica a guampa mais aberta. “Avaliamos conformidade de carcaça, mas, para ser um vencedor da Expointer, não basta ser bonito: precisa ser fértil, porque a fertilidade é uma marca da raça”, destacou Amaral.

A presidente da Associação Gaúcha de Criadores de Búfalos (Ascribu), Desireé Möller, ressaltou a importância da disputa. “Aqui definimos não só o campeão, mas também o legado: a genética que vai marcar as próximas gerações. Isso torna o julgamento da Expointer vital para o desenvolvimento e a melhoria dos búfalos no Estado e no país”, comentou a presidente.

Durante os quatro dias de preparação dos animais na Expointer, o manejo recebeu atenção especial, desde a alimentação até o cuidado estético. A estagiária de medicina veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Alessandra Braga, explicou os detalhes. “Nos animais de pelo liso, além da tosa, aplicamos uma mistura de água e óleo e mantivemos as bancas lustradas. Isso ajuda a destacar as características da raça”, observou.

No julgamento, os resultados consagraram exemplares das duas principais raças bubalinas presentes no país. Pela raça Murrah, o grande campeão foi Delfino Beck Barbosa, da Fazenda Panorama, de Camaquã (RS), enquanto a grande campeã foi uma vaca jovem da Ufrgs, conquista que reforça o trabalho da universidade com rebanho bubalino iniciado em 2017 e presente na Expointer. Já na raça Mediterrâneo, o título de grande campeã ficou com a búfala Tereza Cristina, da fazenda O Butiá, de Viamão (RS), tricampeã da feira, batizada em homenagem à ex-ministra da Agricultura.

VEJA MAIS:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM