Lançamento de selo dá impulso à uva com indicação geográfica de Jundiaí

Trabalho do Ministério da Agricultura foi destacado na abertura da 41ª Festa da Uva nesta quinta, dia 15, no interior de São Paulo.

Foi lançado na noite desta quinta (15) o selo de Indicação Geográfica da Uva Niagara Rosada de Jundiahy. A cerimônia aconteceu durante a abertura da 41ª Festa da Uva, em Jundiaí, com a presença do superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária no Estado de São Paulo (Mapa), Estanislau Steck, e do auditor fiscal agropecuário, Francisco José Mitidieri, referência em indicação geográfica do Mapa no Estado.

O reconhecimento da IG ocorreu em 2023, mas há alguns meses o Mapa vem articulando a formação do Conselho Regulador da IG, colegiado que, na prática, faz o processo acontecer.

Eficiência na Cria: Por que a prenhez no sobreano é o segredo para quem quer lucrar mais rápido?

O lançamento do selo é um exemplo. Hoje em dia é possível encontrar a famosa uva de Jundiaí em supermercados e pontos de venda. Mas a identificação do produto com o selo da IG da uva de Jundiahy e embalagens diferenciadas ainda está sendo definida e providenciada pelo conselho. E sim, Jundiahy com “hy” evidencia o território dos cinco municípios que faziam parte da região original onde a uva é produzida.

Uma das propostas discutidas pelos integrantes é a comercialização por meio de um canal exclusivo de vendas. A vantagem é a garantia de que o consumidor estará recebendo o produto que tem o reconhecimento histórico do território, ligado à imigração italiana.

A indicação geográfica é um diferencial que valoriza características que tornam o produto único. Ela é atribuída a produtos ou serviços e, em geral, vinculada a um território e a um modo de fazer. São Paulo tem 12 IGs reconhecidas, a maioria (9) voltada ao agro.

De acordo com Mitidieri, a expectativa é que a partir de agora, a valorização da uva se torne uma realidade com as ações definidas pelo conselho. Contribui para o trabalho a consultora de inovação do Mapa em São Paulo, Jane Malaguti, que vem acompanhando as reuniões do colegiado.

O trabalho de apoio a estruturação do conselho regulador desenvolvido com a IG da uva deve ser replicado em outras IGs paulistas que ainda não conseguiram se organizar o suficiente para usufruir dos benefícios da IG e oferecer à sociedade os produtos com o reconhecimento do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).

Mitidieri e Estanislau durante o lançamento do selo, na Festa da Uva, em Jundiaí (Foto: Ana Maio/SFA-SP)

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM