A nova lei prevê a criação do Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SBCE). Por meio desse sistema, as empresas vão poder compensar a emissão de gases poluentes comprando créditos de carbono ligados a iniciativas ambientais.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, sem vetos, o projeto que cria um mercado regulado de carbono no Brasil, com o objetivo de estabelecer limites para a emissão de gases de efeito estufa. O texto havia sido aprovado pelo Congresso Nacional no mês passado, e foi publicado nesta quinta-feira (12), no Diário Oficial da União (DOU).
A nova lei prevê a criação do Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SBCE). Por meio desse sistema, as empresas vão poder compensar a emissão de gases poluentes comprando créditos de carbono ligados a iniciativas ambientais.
O sistema divide esse mercado entre dois setores, o regulado e o voluntário – o agronegócio está no segundo.
Um ato do Executivo poderá estabelecer regras de funcionamento dos órgãos que compõem a governança do SBCE, que será composto pelo Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima, por seu órgão gestor e pelo Comitê Técnico Consultivo Permanente.
Na regulamentação, deverá ser definido um teto para a emissão de gás carbônico em determinadas atividades produtivas. Para que uma empresa ultrapasse esse montante máximo, precisará comprar cotas de outra que não tenha usado todo o seu limite, no chamado comércio de permissões de emissões. Dessa forma, nunca haverá aumento efetivo da emissão de carbono.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Ano de 2025 foi o sétimo mais quente no Brasil desde 1961
INMET confirma 2025 como o 7º ano mais quente da história. Veja a análise climática, regiões mais afetadas e impactos do aquecimento nas safras e no agro.
Continue Reading Ano de 2025 foi o sétimo mais quente no Brasil desde 1961
Falsificação de insumos agrícolas cresce e coloca safra em risco; como comprar com segurança
CropLife Brasil alerta para sinais de irregularidade em defensivos e sementes, destaca prejuízos econômicos e riscos à saúde e ao meio ambiente — e lista práticas essenciais para o produtor se proteger na hora da compra, evitando a falsificação de insumos agrícolas.
Nova onda de calor já tem data: veja quando e onde a temperatura chega a 40 °C
Após frio fora de época, o Brasil volta a registrar nova onda calor a partir do fim de semana, com risco de máximas de 40 °C no Sul e no Centro-Oeste e impacto direto em áreas agrícolas que já enfrentam restrição hídrica.
Continue Reading Nova onda de calor já tem data: veja quando e onde a temperatura chega a 40 °C
Boi gordo encerra a semana acima de R$ 320/@, mas com otimismo; veja o motivo
Mesmo com o consumo doméstico mais fraco na segunda quinzena, escalas de abate curtas, oferta limitada de animais prontos e exportações firmes seguem sustentando as cotações no mercado físico do boi gordo.
Continue Reading Boi gordo encerra a semana acima de R$ 320/@, mas com otimismo; veja o motivo
O pecuarista que transformou o deserto australiano usando burros selvagens
Em uma região remota da Austrália, um pecuarista trava uma uma batalha judicial ao usar burros considerados praga para regenerar o solo, recuperar cursos d’água e reduzir o risco de incêndios florestais.
Continue Reading O pecuarista que transformou o deserto australiano usando burros selvagens
Abatedouro clandestino de aves é fechado no interior de São Paulo
Ação conjunta de fiscalização encontra quase quatro toneladas de carnes sem origem comprovada e prende envolvidos por riscos à saúde pública.
Continue Reading Abatedouro clandestino de aves é fechado no interior de São Paulo




