Os resultados são favoráveis para a compra dos insumos pelos produtores rurais, apesar de ainda existirem incertezas de abastecimento
A Mosaic Fertilizantes divulgou que o preço médio dos fertilizantes caiu no Brasil em maio deste ano. Os dados são do Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF), que consiste na relação entre indicadores de preços de fertilizantes e de commodities agrícolas, e fechou em 1,75 no quinto mês do ano, apresentando queda em relação a abril de 2022, quando registrou 1,87.
Os resultados são favoráveis para a compra dos insumos pelos produtores rurais, apesar de ainda existirem incertezas de abastecimento devido ao conflito entre Rússia e Ucrânia, as sanções aplicadas a Bielorrússia e as restrições de fornecimento de fertilizantes chineses.
- Integração entre sistemas de monitoramento e gestão de rebanho acelera decisões na fazenda
- Setor de hortifrutis projeta retomada das exportações brasileiras aos EUA com o fim do tarifaço
- Kepler Weber amplia prazo de exclusividade com GPT e detalha potencial venda
- Governo Federal ajusta Plano Clima e amplia incentivos ao agro após pressão do setor
- Comissão aprova uso de R$ 500 milhões de fundo garantidor para crédito da agricultura familiar
Além da redução no preço médio dos fertilizantes, outro item considerado é o câmbio, que subiu 4,12%, segundo o Banco Central. Durante o período, a moeda brasileira apresentou uma desvalorização. Nessa composição, o índice apresentou melhora.
No entanto, o ambiente geopolítico segue incerto, causando preocupação em toda a cadeia, não só nos preços dos fertilizantes, mas também nas matérias-primas que compõem os mesmos.