Lula e Trump têm reunião positiva sobre tarifas; Planalto promete nota oficial com detalhes

Encontro por videoconferência ocorreu na manhã desta segunda-feira (6) e discutiu as tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realizaram na manhã desta segunda-feira (6) uma reunião por videoconferência para discutir as tarifas aplicadas pelo governo norte-americano sobre produtos brasileiros. De acordo com informações da CNN, o diálogo, inicialmente mantido em sigilo, estava previsto para ocorrer às 10h e contou com a participação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Segundo Haddad, o encontro foi considerado positivo, e o Palácio do Planalto deve divulgar, em breve, uma nota oficial com os detalhes da conversa. A reunião é resultado de tratativas conduzidas entre o governo brasileiro e a Casa Branca desde setembro, quando Lula e Trump se encontraram informalmente nos bastidores da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Mudanças climáticas ameaçam rebanhos: taxa respiratória de ruminantes pode subir até 68%

A videoconferência aconteceu exatamente dois meses após a implementação da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, medida que tem sido alvo de críticas do governo brasileiro. Desde o anúncio, os Estados Unidos publicaram algumas exceções, como para celulose e ferro-níquel.

Durante a Assembleia Geral da ONU, Trump já havia mencionado a possibilidade de uma conversa direta com Lula, ressaltando ter uma “química excelente” com o presidente brasileiro. O encontro desta segunda-feira consolida essa aproximação diplomática e reacende as discussões sobre possíveis ajustes nas políticas comerciais entre os dois países.

Até o momento, nem o Palácio do Planalto nem a Casa Branca divulgaram detalhes sobre eventuais acordos ou mudanças nas tarifas em vigor.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM