
O tema ganhou centralidade no governo essa semana, quando o próprio presidente afirmou, em reunião ministerial, que esta é a prioridade da gestão em 2025: “baixar preço dos alimentos”. 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve coordenar uma reunião nesta sexta-feira (24) com ministros para discutir formas de baixar o preço dos alimentos no país. O tema ganhou centralidade no governo essa semana, quando o próprio presidente afirmou, em reunião ministerial, que esta é a prioridade da gestão em 2025.
A informação sobre a reunião foi dada pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, após participar, na tarde desta quinta-feira (23), no Palácio do Planalto, de um encontro preparatório que contou com a participação dos ministros Rui Costa (Casa Civil) e Carlos Fávaro (Agricultura), além de representantes do Ministério da Fazenda.
A expectativa é que Lula analise possíveis medidas que contribuam para conter a inflação de alimentos. Questionado por jornalistas sobre uma proposta apresentada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), para flexibilizar a validade de alimentos, Paulo Teixeira afirmou que a iniciativa “está fora de cogitação”.
De acordo com a Abras, a sugestão é inserir o modelo “best before“, que do inglês quer dizer que o consumo deve ser “de preferência antes de”, o que, na prática, permite que mercados mantenham produtos nas prateleiras por mais tempo. A entidade empresarial também apresentou sugestões de mudanças no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), a permissão da venda de remédios sem receita em supermercados e a redução do prazo de reembolso dos cartões de crédito.
O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, disse, nesta quarta-feira (22), que o governo espera uma redução no preço dos alimentos a partir de uma safra maior este ano. “Nossa expectativa é de que a safra, agora, seja muito melhor, de vários produtos, contribuindo para o barateamento dos alimentos”, afirmou no programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Produtor que não entregar o ITR 2025 até 30 de setembro pagará multa
Declaração do ITR 2025 é obrigatória para proprietários de imóveis rurais e novidade deste ano permite envio digital direto pelo site da Receita Federal
Continue Reading Produtor que não entregar o ITR 2025 até 30 de setembro pagará multa
Valorização do café ultrapassa 500 reais/saca de 60 kg em agosto
O café voltou a ser negociado no Brasil nos patamares verificados entre maio e junho, quando a colheita estava apenas começando.
Continue Reading Valorização do café ultrapassa 500 reais/saca de 60 kg em agosto
Pequenas lavouras de feijão são maioria no Brasil, mas as grandes produzem a maior parte
O estudo utilizou informações do último Censo Agropecuário 2017, publicado em 2023 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Empresa é multada após acidente com carreta derramar 22 mil litros de diesel em zona rural
PMA autua empresa por contaminação ambiental após acidente com carreta derramar 22 mil litros de diesel em zona rural e determina ação emergencial de descontaminação
Corte bovino exclusivo de Mato Grosso ganha força em frigoríficos e restaurantes
Selecionado em um concurso nacional para representar a carne mato-grossense, o MT Steak é retirado da paleta bovina e se assemelha ao filé mignon em maciez e textura.
Continue Reading Corte bovino exclusivo de Mato Grosso ganha força em frigoríficos e restaurantes
Fisioativador aumenta produtividade da soja em até 158% em relação ao manejo padrão na Bahia
Determinada recentemente pelo Ministério da Agricultura, regionalização do plantio abre caminho para avanços em produtividade