O tema ganhou centralidade no governo essa semana, quando o próprio presidente afirmou, em reunião ministerial, que esta é a prioridade da gestão em 2025: “baixar preço dos alimentos”. 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve coordenar uma reunião nesta sexta-feira (24) com ministros para discutir formas de baixar o preço dos alimentos no país. O tema ganhou centralidade no governo essa semana, quando o próprio presidente afirmou, em reunião ministerial, que esta é a prioridade da gestão em 2025. 
A informação sobre a reunião foi dada pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, após participar, na tarde desta quinta-feira (23), no Palácio do Planalto, de um encontro preparatório que contou com a participação dos ministros Rui Costa (Casa Civil) e Carlos Fávaro (Agricultura), além de representantes do Ministério da Fazenda.
A expectativa é que Lula analise possíveis medidas que contribuam para conter a inflação de alimentos. Questionado por jornalistas sobre uma proposta apresentada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), para flexibilizar a validade de alimentos, Paulo Teixeira afirmou que a iniciativa “está fora de cogitação”.
De acordo com a Abras, a sugestão é inserir o modelo “best before“, que do inglês quer dizer que o consumo deve ser “de preferência antes de”, o que, na prática, permite que mercados mantenham produtos nas prateleiras por mais tempo. A entidade empresarial também apresentou sugestões de mudanças no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), a permissão da venda de remédios sem receita em supermercados e a redução do prazo de reembolso dos cartões de crédito.
O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, disse, nesta quarta-feira (22), que o governo espera uma redução no preço dos alimentos a partir de uma safra maior este ano. “Nossa expectativa é de que a safra, agora, seja muito melhor, de vários produtos, contribuindo para o barateamento dos alimentos”, afirmou no programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Cocamar inicia distribuição de mais de R$ 200 milhões em sobras aos cooperados
A liberação dos recursos representa uma antecipação, com complementação prevista para fevereiro de 2026, durante a Assembleia Geral Ordinária (AGO).
Continue Reading Cocamar inicia distribuição de mais de R$ 200 milhões em sobras aos cooperados
Agricultura reconhece Irineópolis, em SC, como município integrado ao Sisbi-POA
Com esse selo, os produtos de origem animal inspecionados pelo SIM de Irineópolis poderão ser comercializados em todo o território nacional.
Continue Reading Agricultura reconhece Irineópolis, em SC, como município integrado ao Sisbi-POA
O que vai mudar em 2026: IA, veículos elétricos e a nova gestão do abastecimento
Crescimento dos veículos elétricos e uso de IA criam uma nova camada de gestão e eficiência no setor de abastecimento.
Continue Reading O que vai mudar em 2026: IA, veículos elétricos e a nova gestão do abastecimento
Moratória da soja: Aprosoja contesta prorrogação de suspensão de lei de MT
O pedido dos produtores responde à petição apresentada há dois dias por PSOL, Rede, PV e PCdoB, autores da ação, em conjunto com Greenpeace, WWF, Observatório do Clima e Instituto Centro de Vida (ICV).
Continue Reading Moratória da soja: Aprosoja contesta prorrogação de suspensão de lei de MT
Leilão de bubalinos consolida preços em alta e atrai novos criadores no Rio Grande do Sul
Evento em parceria entre Ascribu e Santa Úrsula Remates reuniu 450 animais e registrou pista limpa para terneiros, terneiras e novilhas.
Mobilização iniciada em Mostardas leva crise do arroz à pauta da Famurs
Prefeitos e entidades do setor se unem para alertar sobre preços abaixo do custo de produção e articular ação em defesa do setor arrozeiro gaúcho.
Continue Reading Mobilização iniciada em Mostardas leva crise do arroz à pauta da Famurs





