
Iclea Valentim faleceu aos 71 anos, na cidade de Trancoso (BA), ela era para o mundo dos leilões brasileiros uma grande “anfitriã”
Faleceu na tarde de terça-feira, 18 de junho, Iclea Lúcia Nogueira Valentim, uma das figuras mais marcantes dos grandes leilões de animais no Brasil nas últimas décadas. Ela morreu aos 71 anos, em Trancoso (BA), devido a uma parada cardiorrespiratória. Iclea se despede deixando as filhas Mariana e Juliana, e a neta Flora, além de grandes admiradores.
Iclea era muito estimada e reconhecida por sua competência, especialmente na recepção e acomodação das pessoas nos principais recintos de leilões do país, notadamente nos glamourosos remates da ExpoZebu.
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) emitiu uma nota oficial: “A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) lamenta profundamente o falecimento de Iclea Lúcia Nogueira Valentim, respeitada e admirada pelo trabalho realizado por quase cinco décadas na Remate e Programa Leilões, onde atuou na organização dos eventos, deixando sua marca com empenho e paixão”.
Paulo Horto, sócio-diretor da Programa Leilões, também se pronunciou com exclusividade ao Portal DBO. Ele destacou o profissionalismo e a dedicação de Iclea, até mesmo em sua maternidade.
Iclea participou de seu último remate no fim de semana passado, durante o “Leilão HRO Experience 2024”, promovido por Hélio Robles de Oliveira.

Em nota oficial, a Programa Leilões expressou suas condolências
“Com tristeza que hoje nos despedimos de uma grande amiga, cujo companheirismo nos deixou marcas inesquecíveis e tornou mais leve a nossa jornada. São memórias que viverão sempre em nossos corações nos inspirando a sermos melhores a cada dia. Nosso muito obrigado, Iclea! A todos os familiares e amigos, desejamos os nossos mais sinceros sentimentos!”
O velório de Iclea ocorrerá nesta quarta-feira, 19 de junho, no Sítio Villa Flora, na localidade de Coqueiro Alto, próximo a Trancoso, a partir das 10 horas. O sepultamento será no mesmo dia, no cemitério do Xandó, em Trancoso, às 16 horas.
CNA debate regras para ratificação de títulos em faixas de fronteira
O tema foi debatido em audiência pública realizada na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado.
Continue Reading CNA debate regras para ratificação de títulos em faixas de fronteira
Conab vê alta na exportação de soja do Brasil em 25/26 com impulso da China e redução dos EUA
A exportação de milho do Brasil em 2025/26 foi estimada em 46,5 milhões de toneladas, ante 40 milhões no ciclo anterior.
IBGE: rebanho suíno soma 43,9 milhões de animais em 2024, alta de 1,8% ante 2023
O número de matrizes de suínos ficou em 5,0 milhões, elevação de 0,6% em relação ao ano anterior, maior registro já feito para esse efetivo.
Continue Reading IBGE: rebanho suíno soma 43,9 milhões de animais em 2024, alta de 1,8% ante 2023
País registra recorde de 1,6 bilhão de aves comerciais em 2024, diz IBGE
O Sudeste teve expansão de 5,2% no número de aves, para 376,5 milhões, uma participação de 23,8% no total nacional.
Continue Reading País registra recorde de 1,6 bilhão de aves comerciais em 2024, diz IBGE
Rebanho bovino é de 238 milhões de cabeças em 2024 e cai 0,2% ante 2023
O efetivo de cabeças de gado se mantém acima do número de habitantes no País. Em 2024, a população brasileira somava 212,6 milhões de pessoas
Continue Reading Rebanho bovino é de 238 milhões de cabeças em 2024 e cai 0,2% ante 2023
Acordo Mercosul-EFTA é avanço para carne de frango, avalia ABPA
O entendimento prevê uma cota de 1 mil toneladas de carne de frango por ano, com tarifa zero, a ser redistribuída entre os países do Mercosul.
Continue Reading Acordo Mercosul-EFTA é avanço para carne de frango, avalia ABPA