Iclea Valentim faleceu aos 71 anos, na cidade de Trancoso (BA), ela era para o mundo dos leilões brasileiros uma grande “anfitriã”
Faleceu na tarde de terça-feira, 18 de junho, Iclea Lúcia Nogueira Valentim, uma das figuras mais marcantes dos grandes leilões de animais no Brasil nas últimas décadas. Ela morreu aos 71 anos, em Trancoso (BA), devido a uma parada cardiorrespiratória. Iclea se despede deixando as filhas Mariana e Juliana, e a neta Flora, além de grandes admiradores.
Iclea era muito estimada e reconhecida por sua competência, especialmente na recepção e acomodação das pessoas nos principais recintos de leilões do país, notadamente nos glamourosos remates da ExpoZebu.
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) emitiu uma nota oficial: “A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) lamenta profundamente o falecimento de Iclea Lúcia Nogueira Valentim, respeitada e admirada pelo trabalho realizado por quase cinco décadas na Remate e Programa Leilões, onde atuou na organização dos eventos, deixando sua marca com empenho e paixão”.
Paulo Horto, sócio-diretor da Programa Leilões, também se pronunciou com exclusividade ao Portal DBO. Ele destacou o profissionalismo e a dedicação de Iclea, até mesmo em sua maternidade.
Iclea participou de seu último remate no fim de semana passado, durante o “Leilão HRO Experience 2024”, promovido por Hélio Robles de Oliveira.

Em nota oficial, a Programa Leilões expressou suas condolências
“Com tristeza que hoje nos despedimos de uma grande amiga, cujo companheirismo nos deixou marcas inesquecíveis e tornou mais leve a nossa jornada. São memórias que viverão sempre em nossos corações nos inspirando a sermos melhores a cada dia. Nosso muito obrigado, Iclea! A todos os familiares e amigos, desejamos os nossos mais sinceros sentimentos!”
O velório de Iclea ocorrerá nesta quarta-feira, 19 de junho, no Sítio Villa Flora, na localidade de Coqueiro Alto, próximo a Trancoso, a partir das 10 horas. O sepultamento será no mesmo dia, no cemitério do Xandó, em Trancoso, às 16 horas.
Sinais de alerta: veja como saber quando seu cavalo está doente
Identificar cedo os sinais de doença é essencial no manejo de cavalos. Febre, apatia, perda de apetite, secreções e dificuldades de locomoção estão entre os principais alertas que não podem ser ignorados. Cuidar da saúde de um cavalo vai muito além de oferecer alimentação balanceada, água limpa e boas instalações. O animal, muitas vezes, não…
Continue Reading Sinais de alerta: veja como saber quando seu cavalo está doente
Você é mais inteligente que uma galinha? Elas conseguem memorizar 100 rostos
Nova onda de pesquisas revela que a ave, muitas vezes subestimada, possui cognição complexa, memória associativa e um sistema de comunicação que impacta diretamente o bem-estar e a produtividade na granja
Continue Reading Você é mais inteligente que uma galinha? Elas conseguem memorizar 100 rostos
Pecuarista afirma que aumento do peso ao nascer dos bezerros Nelore é um defeito
Presidente do Grupo Adir afirma que o que muitos veem como genética de ponta é um “defeito gravíssimo” que causa dificuldade de parto, rejeição da cria e problemas de fertilidade
Continue Reading Pecuarista afirma que aumento do peso ao nascer dos bezerros Nelore é um defeito
Etanol é mais competitivo em relação à gasolina em 4 Estados e no DF, aponta ANP
Na média dos postos pesquisados no País, o etanol tinha paridade de 69,21% ante a gasolina no período, portanto favorável.
Continue Reading Etanol é mais competitivo em relação à gasolina em 4 Estados e no DF, aponta ANP
Brasil avança em negociações com a União Europeia e retoma sistema de pre-listing para comercialização de ovos
As autoridades europeias indicaram a intenção de realizar uma auditoria no sistema brasileiro de pescados em meados de 2026.
Drones estão redesenhando a agricultura mundial
Tecnologia dos drones avança rapidamente, reduz custos, aumenta a eficiência e muda a relação do agricultor com o trabalho no campo.
Continue Reading Drones estão redesenhando a agricultura mundial





