Mãe de três: ovelha dá à luz a trigêmeas em fazenda

“Ficamos impressionados. Como na nossa propriedade nunca tinha acontecido, pensamos que seriam dois cordeiros apenas”, disse a zootecnista.

Em São Sepé, município da Região Central, um fato incomum chamou atenção: uma ovelha deu à luz a trigêmeos. O parto aconteceu na manhã de sábado (2) e levou mais de 5 horas. O nascimento foi acompanhado pela estudante de zootecnia, Gabriely Souza, 20 anos.

Em entrevista ao Diário, ela conta sobre o fato incomum que deixou a propriedade rural em festa diante da surpresa. 

Gestão sustentável: o caminho para um agro mais resiliente

Passava das 6 horas da manhã quando a ovelha, da raça Hampshire Down, começou o trabalho de parto. Gabriely conta que ela e os pais já estavam monitorando o animal, que apresentava dificuldades de locomoção devido ao estágio avançado da gestação. Até imaginavam que pudessem vir cordeiros gêmeos, mas três… era demais: 

– Ficamos impressionados. Como na nossa propriedade nunca tinha acontecido, pensamos que seriam dois cordeiros apenas. No dia que ela entrou em trabalho de parto, acompanhamos ela o dia inteiro. Era um dia que estava se armando para a chuva. Nesse dia, meu pai precisou dar atenção para outra vaca que também estava para parir e eu que fiquei para fazer o parto, com ajuda da minha mãe. O que foi emocionante, é que além de ser três, foram três fêmeas. 

Gabriely acompanhou o parto e tem presenciado, de perto, os primeiros dias de vida do trio.

A estudante de zootecnia da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) conta que o fato é incomum. Gestões de trigêmeos, segundo ela, estão ligados ao bem-estar e ao manejo adequado da ovelha. Por isso, o nascimento das novas integrantes também reforçou o cuidado da família com os animais. Ao todo, são 36 ovelhas na propriedade. 

 Pode acontecer de vir três ou quatro, mas é bem incomum. Então, eu acho que é um resultado bem gratificante para nós e que mostra que o nosso trabalho está dando certo.

Repercussão

O nascimento dos cordeiros foi registrado por Gabriely e a mãe. O vídeo foi compartilhado pelas redes sociais e tem repercutido na cidade e em outros pontos do Estado. A sepense conta que não pensou o registro pudesse alcançar tantas pessoas. O intuito mesmo era mostrar aos professores da faculdade. 

– Nada foi planejado, minha mãe estava até de pijama – brinca.

Nas redes sociais, Gabriely compartilhou o momento do parto:

Fonte: Diário SM

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM