
10º CNMA, maior evento global voltado às mulheres do agronegócio, será realizado nos dias 22 e 23 de outubro de 2025, no Transamerica Expo Center
O Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA) chega à sua edição comemorativa de 10 anos nos dias 22 e 23 de outubro de 2025, no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP), consolidado como o principal ponto de encontro de produtoras, executivas, empreendedoras e lideranças femininas do setor. Com o tema “CNMA 10 + 10 | 2025–2035: Mulheres que mudam o mundo para melhor”, o evento reforça seu papel de impulsionar debates estratégicos, fortalecer redes de networking e apresentar inovações que moldam o futuro do agro brasileiro e global.
“O CNMA chega à sua edição de 10 anos celebrando a transformação das mulheres no agro. Elas deixaram de ser coadjuvantes para se tornarem protagonistas e aceleradoras da inovação, moldando o futuro do setor. Agora, com a COP 30 no Brasil e um mundo em mudança exponencial, é hora de olhar para a próxima década. O tema desta edição do CNMA reflete o compromisso com a evolução contínua, conectando o passado, o presente e o futuro do agro em um movimento de impacto global”, destaca a gerente de Desenvolvimento e Novos Negócios do Transamerica Expo Center, Renata Camargo, que também é gestora do CNMA.
Novidades no formato e trilhas temáticas norteiam as discussões
O CNMA 2025 trará um novo formato, com cinco palcos — uma Arena Master e quatro Arenas do Conhecimento —, com trilhas temáticas desenvolvidas para direcionar as discussões: Saúde Vegetal, Proteína Animal, Futuro do Agro e Liderança Transformadora. Cada trilha contará com um “cardápio de temas” que norteará os conteúdos, garantindo alinhamento às demandas do setor e geração de insights estratégicos para as congressistas. Além disso, a estrutura permitirá que as participantes explorem diferentes palcos, tenham aprendizados aplicáveis e ampliem as oportunidades de networking com quem compartilha dos mesmos interesses.
Um dos destaques da programação será o painel “TODAS | Conectando Mulheres”, apresentado na Arena Master, que representa o movimento iniciado pelo CNMA para incentivar e reunir grupos, núcleos e lideranças femininas do agro, fortalecendo a representatividade no setor. Cinco palestrantes já estão confirmadas: a diretora-executiva do Canal Rural, Jaqueline Silva; a vice-presidente da Comissão Semeadoras do Agro da FAESP, Juliana Farah; a presidente do Núcleo Feminino do Agronegócio (NFA), Maria Antonieta Guazzelli; a presidente da Sociedade Rural de Maringá, Maria Iraclézia; e a presidente do Comitê das Mulheres da Rural, Lúcia Bortolozzo.
Painéis estratégicos e temas de futuro
Na Arena Master também estão programadas as principais mesas-redondas, com debates aprofundados sobre os desafios e oportunidades do setor. Na abertura, o painel “Brasil, o país que muda o mundo para melhor!” reunirá lideranças do setor público como o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, a senadora e ex-ministra Tereza Cristina, a diretora do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do MAPA, Angela Peres, e o sócio-diretor da Biomarketing, José Luiz Tejon.
Os debates do CNMA 2025 abordarão temas essenciais para o futuro do agro, como a evolução da mecanização e das tecnologias digitais no campo, as transformações na genética de sementes, fertilizantes e bioinsumos, os avanços na produção de proteína animal com foco em inovação e sustentabilidade, além do papel das mulheres na agenda climática e na comunicação de práticas que impulsionam um agro mais responsável e consciente.
Campanhas e novas experiências
A campanha “Minha Voz no Agro” retornará na edição de 2025, oferecendo a duas mulheres a oportunidade de subir ao palco de uma das Arenas do Conhecimento para compartilhar suas histórias inspiradoras no agronegócio. Outra novidade é a ação “Sua Foto no Vídeo de Abertura”, uma forma especial de celebrar as mulheres que estão transformando o setor e fazendo história no CNMA.
Além do novo formato e das trilhas temáticas, o CNMA 2025 apresenta iniciativas inéditas para enriquecer a experiência das congressistas. Entre elas, a primeira edição da Vila CNMA, um espaço voltado a pequenos produtores, criado para promover visibilidade, gerar negócios e valorizar cada empreendimento, com estrutura pensada para oferecer conforto e praticidade às participantes.
Após o sucesso da sua primeira edição, a Casa Mulher do Agro retorna com talks apresentados por profissionais que abordarão temas como moda, autoestima, bem-estar, carreira e gastronomia — em um ambiente de conexão, inspiração e experiências exclusivas.
A celebração dos 10 anos do CNMA também será marcada pelo lançamento do livro “De Semente a Legado: Os 10 Anos do CNMA”, uma obra que documenta a evolução do congresso e seu impacto na ampliação da presença feminina no setor.
“O CNMA é uma referência não apenas para o crescimento do protagonismo da mulher, mas também para o desenvolvimento do setor na última década. O evento se consolidou como um catalisador de mudanças. Mais do que um espaço de aprendizado, criamos uma rede de impacto que influencia políticas públicas, fomenta negócios e impulsiona inovações. Celebrar essa trajetória é reconhecer o papel fundamental das mulheres no avanço do agro”, define Alexandre Marcílio, diretor-geral do Transamerica Expo Center e idealizador do CNMA.
Inscrições abertas
A expectativa é receber mais de 3 mil congressistas na edição especial do CNMA 2025. As inscrições seguem abertas até o dia do evento no site. www.mulheresdoagro.com.br/inscricoes.
- Evento: Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio
- Data: 22 e 23 de outubro de 2025
- Local: Transamerica Expo Center – Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro – São Paulo/SP
- Informações e Inscrições: www.mulheresdoagro.com.br
- Instagram: @congressodasmulheresdoagro
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.