Maior umidade favorece safra de citros, mas ventos e granizos preocupam

Esse contexto é observado justamente em um momento de colheita da safra 2025/26 e de desenvolvimento da temporada 2026/27.

Chuvas nesta segunda quinzena de novembro voltaram a elevar a umidade em importantes regiões produtoras do cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo Mineiro.

Pesquisadores do Cepea destacam, contudo, que, em muitos municípios, as precipitações vieram acompanhadas de fortes ventos e de granizo, resultando, em alguns casos, em desfolhamento das plantas e em derrubadas de frutos e de flores. 

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam riscos de doenças na citricultura

Vale lembrar que esse contexto é observado justamente em um momento de colheita da safra 2025/26 e de desenvolvimento da temporada 2026/27. Segundo pesquisadores do Cepea, além de prejudicar as arvores, essas intempéries podem deixar a planta mais vulnerável a doenças. 

Os municípios paulistas de Avaré, Pratânia e de São Manuel foram atingidos por queda de granizo e, há poucas semanas, já tinham enfrentado chuvas extremas com ventos fortes. O noroeste do estado de São Paulo também foi atingido pelo clima intenso.

Muitos agentes colaboradores do Cepea indicam que a frequência desses eventos climáticos extremos neste ano preocupa. 

De um modo geral, pesquisadores do Cepea indicam que o acumulado de chuvas ainda é bom e as temperaturas estão mais amenas desde o inverno, contexto que vem colaborando com o desenvolvimento da florada e ajudando para uma safra mais produtiva – a qualidade geral das frutas da safra 2025/26 segue satisfatória na maioria das regiões. 

Fonte: Cepea 

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM