Mais de 1.200 bovinos avaliados em uma das etapas mais marcantes do Circuito Nelore de Qualidade

Deste total, 99% possuía até quatro dentes incisivos permanentes (ou menos de 3 anos de idade). Ainda, 75% apresentou cobertura de gordura mediana ou uniforme e peso médio de 22,5 arrobas

Colatina (ES) sediou, de 1º a 3 de julho, a terceira etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2025. No total, foram avaliados 1.265 animais pertencentes a 13 pecuaristas e distribuídos em 17 lotes oriundos de seis municípios do Espírito Santo. A etapa foi realizada pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), em parceria com a Associação Capixaba de Criadores de Nelore (ACCN), e com apoio da Matsuda Sementes e Nutrição Animal e do frigorífico Frisa.

“As etapas do Circuito em Colatina costumam se destacar, e nesta não foi diferente. A avaliação de um grande número de animais de excelente qualidade e a participação expressiva dos neloristas reforçam a força da pecuária na região e o compromisso dos criadores capixabas com a melhoria contínua da produção de Nelore”, diz André Locateli, gerente executivo da ACNB.

Dentre os 1.265 animais, 1.097 eram machos que foram avaliados. Deste total, 99% possuía até quatro dentes incisivos permanentes (ou menos de 3 anos de idade). Ainda, 75% apresentou cobertura de gordura mediana ou uniforme e peso médio de 22,5 arrobas.

Além deles, 168 fêmeas também foram avaliadas, sendo que 99% destes animais possuíam até quatro dentes incisivos permanentes e 100% possuíam cobertura de gordura mediana ou uniforme, além de peso médio de 14,5 arrobas.

Melhor Lote de Carcaças de Machos

A Medalha de Ouro ficou com Dalton Dias Heringer, da Fazenda Paraíso. A Medalha de Prata ficou com Silvio Brotas, da Fazenda Reata, enquanto a Medalha de Bronze ficou com Daniel Muniz, da Fazenda Muniz.

“Foram três dias intensos de abates e mais de 1.200 animais avaliados, em uma das etapas mais marcantes do Circuito. Tivemos um crescimento de quase 70% no número de animais em relação ao ano passado, o que mostra a força da pecuária capixaba. Para nós, foi uma alegria imensa conquistar o primeiro lugar com o lote da Fazenda Paraíso. A pontuação foi alta, e agora temos a chance de disputar o campeonato nacional e até o do Mercosul”, comenta Victor Miranda, diretor da Fazenda Paraíso.

Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas

A Medalha de Ouro ficou com Renato Aguiar, da Fazenda Planície, enquanto a Medalha de Prata ficou com José Augusto Simão, da Fazenda Reserva. Já a Medalha de Bronze ficou com José Eustáquio, da Fazenda Santo Antônio dos Barreiros.

Circuito Nelore de Qualidade  

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.  

Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Cooperfrigu, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore, com apoio da Minerva Foods. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.  

SOBRE A ACNB  

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) é a entidade de âmbito nacional que representa criadores da raça de todo o país. Fundada há 71 anos, a ACNB se dedica ao fomento, defesa e valorização do Nelore, contribuindo para a seleção zootécnica e a produção de carne bovina de qualidade.

Para isso, valoriza a genética superior, o manejo sustentável e o bem-estar animal. Entre outras iniciativas, a ACNB promove o Circuito Nelore de Qualidade, os Rankings Nacionais (Nelore, Nelore Mocho e Nelore Pelagens) e a oficialização de leilões da raça. O Nelore é a raça mais importante da pecuária brasileira, representando cerca de 80% do rebanho de corte nacional. Para mais informações, acesse www.nelore.org.br e acompanhe a associação no Instagram e no Facebook. 

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM