Nesta 47ª edição, Leismann vai levar três: uma fêmea para julgamento morfológico, um macho castrado para prova de andamento e um macho não castrado para demais provas da raça Mangalarga, o cavalo de sela brasileiro
Quando os dias começam a ficar mais quentes, os cavalos da raça Mangalarga do Sítio da Lagoa Branca, localizado em Águas Claras, Viamão, nadam nas águas da lagoa. Ou “fazem hidroginástica”, como diz o criador Laércio Leismann. Essa atividade é uma das que fazem parte da preparação dos animais que participam da Expointer 2024. Nesta 47ª edição, Leismann vai levar três: uma fêmea para julgamento morfológico, um macho castrado para prova de andamento e um macho não castrado para demais provas da raça.
Leismann conta que o Mangalarga é conhecido como o “Cavalo de Sela Brasileiro”. Ele começou a criação em 1998 e hoje possui 15 exemplares. Os que vão para a 47ª Expointer, de sufixo da Lagoa Branca, são o Imperador (um alazão marrom de 16 anos), a Konora do Anélio (também alazã marrom, de 4 anos) e o Procurador (um rosilho de 8 anos). A Konora é a mais alta da turma, tem 1,55 metros de altura (da cernelha ao chão). Eles pesam, cada um, cerca de 500 quilos.
“O Procurador vai para prova de andamento. A Konora participa do julgamento morfológico, que engloba aprumos, passo, morfologia e andamento dinâmico (montada). E o Imperador fará provas de seis balizas, três tambores, cinco tambores e de maneabilidade (prova completa: baliza, tambor, giro, salto, recuo e abrir, ultrapassar e fechar porteira), além da prova Cavalo contra moto, da qual participam quatro motoqueiros profissionais. É feita em seis balizas e em duas pistas, contra o cronômetro (fotocélula)”, explica o criador.
A preparação dos animais para a feira começa ao final da Expointer anterior. Segundo Leismann , nos 37,5 hectares do Sítio, os animais vivem soltos a campo a maior parte do tempo. “Exploramos sua rusticidade durante os seis primeiros meses. Na sequência, eles vão para a cocheira, onde começa o trabalho visando ao julgamento morfológico, ou às provas. Também é utilizada a Lagoa, onde eles fazem hidroginástica para desenvolver a musculatura, o porte e a preparação física. Além das caminhadas e marchas. O Mangalarga é um cavalo marchador”, define o produtor. “E seis meses antes da feira, eles ficam mais nas cocheiras”, acrescenta.
De acordo com Leismann, a alimentação nos seis primeiros meses é rústica, no campo: aveia branca, tifton e azevém. Depois, os animais comem ração especial. “Pela manhã, pasto a campo em piquetes próximos às cocheiras, à tarde uma ração especial”, explica. “E eles saem da cocheira para o passeio diário. Fazem parte da preparação também o banho, a tosa, o cuidado com os cascos e com o pelo. No inverno todos usam manta protetora e ficam nas cocheiras”.
O funcionário do sítio há mais de 20 anos, Alberi Bilharva, conhecido como Birica, é quem cuida dos animais. “Ele tem curso de casqueamento, apresentação em pista e de doma, entre outros, e conduz os animais para julgamentos”, comenta Leismann.
Conforme ele, o animal tem que ser dócil e obediente aos comandos para participar dos julgamentos e das provas. A crina deve ser desembaraçada e livre e é preciso cuidados com o casco e a pelagem. “O pelo é escovado todos os dias, e o rabo é desembaraçado e trançado. Às vezes fazemos tranças nas crinas também. Este ano, no rabo, vamos trançar e deixar só a ponteira solta”, adianta Leismann. “E antes das apresentações na Expointer, pulverizamos nos animais citronela diluída, para evitar que insetos atrapalhem a apresentação”.
O criador participa da Expointer desde 2001 e já ganhou alguns prêmios, como de melhor andamento, potra jovem, égua sênior – que foi grande campeã, a Haragana da Lagoa Branca -, entre outros.
Salvaguardas da China acendem alerta máximo para exportações de carne bovina do Brasil
Medida impõe cotas para as exportações de carne bovina do Brasil por três anos, prevê tarifa extra de 55% fora do limite e pode gerar perda de até US$ 3 bilhões ao setor já no próximo ano
China pede aos EUA a libertação imediata de Maduro e sua esposa
País afirma que Estados Unidos violaram o direito internacional com ação na Venezuela e, ainda, pedem a libertação imediata de Maduro e sua esposa
Continue Reading China pede aos EUA a libertação imediata de Maduro e sua esposa
Em comunicado, Brasil e mais cinco países condenam ataque à Venezuela
Chile, Colômbia, Espanha, México e Uruguai também assinam carta em que condenam ataque à Venezuela; Eles manifestaram, ainda, grande preocupação com as ações militares conduzidas pelo presidente norte-americano Donald Trump. 
Continue Reading Em comunicado, Brasil e mais cinco países condenam ataque à Venezuela
Alerta: ciclone extratropical traz chuva de até 100 mm e ventos de 100 km/h; veja a previsão
Sistema severo atinge o Sul do Brasil, enquanto a ZCAS mantém volumes elevados de chuva no Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste, elevando o risco de alagamentos, temporais e impactos no agronegócio.
Aprovado projeto que libera porte de arma para donos e associados de clubes de tiro
Texto altera o Estatuto do Desarmamento, amplia direito ao porte de arma para proprietários, dirigentes, filiados de clubes de tiro e donos de lojas de armas, e ainda precisa passar pela CCJ antes de seguir ao Senado
Continue Reading Aprovado projeto que libera porte de arma para donos e associados de clubes de tiro
Confira o calendário das feiras agropecuárias em 2026, responsáveis por movimentação bilionária
Com eventos espalhados por todas as regiões do país, calendário das feiras agropecuárias em 2026 confirma retomada do investimento, avanço tecnológico e força econômica do agronegócio brasileiro







