
Até o momento, são 246 novos mercados internacionais em 60 destinos, ultrapassando o número registrado em gestões anteriores e, com isso, o Mapa alcança mais um recorde histórico.
Outubro começou com uma conquista histórica para o governo brasileiro, marcando um novo patamar nas exportações agrícolas do país sob a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. Em apenas 21 meses, o Mapa atingiu a abertura de 246 novos mercados internacionais em 60 destinos, ultrapassando o número registrado nos quatro anos da gestão anterior, que alcançou 239 aberturas.
“Esse resultado é reflexo do nosso compromisso em fortalecer a agropecuária brasileira e abrir novas oportunidades para agricultores e pecuaristas. As aberturas de mercado representam uma vitória não apenas para o setor, mas para toda a economia do país. Nosso trabalho continua, e temos a certeza de que ainda há muito a ser conquistado”, destacou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.
Desde o início de 2023, setembro foi o mês com o maior número de mercados alcançados. Foram 50 mercados em 14 países, superando o recorde da série histórica registrado em junho deste ano, quando 26 mercados foram abertos em apenas 30 dias.
Neste mês de outubro, já ocorreram aberturas de mercado em Cuba (para sêmen e embriões bovinos e caprinos) e no Japão (para farelo de mandioca, feno, polpa cítrica desidratada, flor seca de cravo-da-índia, flor seca de erva-mate e fruto seco de macadâmia, com ou sem casca).
Ao longo dos últimos anos, o crescimento é evidente. Em 2023, foram 78 aberturas em 39 países; em 2022, 53 mercados em 26 países; em 2021, 77 aberturas em 33 países; em 2020, 74 mercados em 24 países; e em 2019, 35 mercados em 18 países.
Neste ano, o Mapa alcançou 168 novos mercados abertos para o agro brasileiro, com recordes sendo estabelecidos quase todos os meses. Essa diversificação abrange uma ampla variedade de produtos além dos tradicionais, como carnes e soja, incluindo pescados, sementes, colágeno, café verde e açaí em pó.
“Esse recorde, com as novas aberturas de mercado, é resultado da retomada do diálogo internacional e das boas relações diplomáticas, lideradas pelo presidente Lula e pelo ministro Carlos Fávaro. Isso cria novas oportunidades para produtores do agro nacional exportarem dezenas de produtos e acessarem destinos até então inéditos, gerando renda e emprego em todo o país”, destaca Roberto Perosa, secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa.
O resultado positivo é fruto dos esforços conjuntos entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias. Os dados fazem parte da Sondagem do Mercado de Trabalho, realizada pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV). Continue Reading Com mercado aquecido, 53,8% não veem chance de perder emprego A diarreia neonatal está entre as enfermidades mais comuns e preocupantes na criação de bovinos de corte e de leite Continue Reading Diarreia em bezerros: tratamento rápido evitar mortes e diminui prejuízos Indústrias catarinenses já registram preços na faixa de R$ 58 e SindArroz-SC prevê dificuldades para próxima safra, além de possível queda na qualidade do grão. Continue Reading Preço do arroz continua a cair e aumenta preocupação da cadeia produtiva Com foco inicial na cultura da soja, empresa ressalta soluções próprias em nutrifisiologia, biológicos e adjuvantes para todas as fases de cultivo. Vários fatores facilitam a instalação de quadros infecciosos. São eles: transporte, mudança de ambiente, mistura de lote, vacinação, manejo e nova dieta. Proposta continua em análise na Câmara dos Deputados Com mercado aquecido, 53,8% não veem chance de perder emprego
Diarreia em bezerros: tratamento rápido evitar mortes e diminui prejuízos
Preço do arroz continua a cair e aumenta preocupação da cadeia produtiva
Posicionamento da Satis para novo ano-safra prioriza atenção à jornada completa do produtor na lavoura
Medicar os bovinos contra doenças respiratórias antes do confinamento é estratégia sanitária eficaz, informa especialista
Comissão aprova projeto que obriga laticínios a informar o preço do leite antecipadamente