
Até o momento, são 246 novos mercados internacionais em 60 destinos, ultrapassando o número registrado em gestões anteriores e, com isso, o Mapa alcança mais um recorde histórico.
Outubro começou com uma conquista histórica para o governo brasileiro, marcando um novo patamar nas exportações agrícolas do país sob a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. Em apenas 21 meses, o Mapa atingiu a abertura de 246 novos mercados internacionais em 60 destinos, ultrapassando o número registrado nos quatro anos da gestão anterior, que alcançou 239 aberturas.
“Esse resultado é reflexo do nosso compromisso em fortalecer a agropecuária brasileira e abrir novas oportunidades para agricultores e pecuaristas. As aberturas de mercado representam uma vitória não apenas para o setor, mas para toda a economia do país. Nosso trabalho continua, e temos a certeza de que ainda há muito a ser conquistado”, destacou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.
Desde o início de 2023, setembro foi o mês com o maior número de mercados alcançados. Foram 50 mercados em 14 países, superando o recorde da série histórica registrado em junho deste ano, quando 26 mercados foram abertos em apenas 30 dias.
Neste mês de outubro, já ocorreram aberturas de mercado em Cuba (para sêmen e embriões bovinos e caprinos) e no Japão (para farelo de mandioca, feno, polpa cítrica desidratada, flor seca de cravo-da-índia, flor seca de erva-mate e fruto seco de macadâmia, com ou sem casca).
Ao longo dos últimos anos, o crescimento é evidente. Em 2023, foram 78 aberturas em 39 países; em 2022, 53 mercados em 26 países; em 2021, 77 aberturas em 33 países; em 2020, 74 mercados em 24 países; e em 2019, 35 mercados em 18 países.
Neste ano, o Mapa alcançou 168 novos mercados abertos para o agro brasileiro, com recordes sendo estabelecidos quase todos os meses. Essa diversificação abrange uma ampla variedade de produtos além dos tradicionais, como carnes e soja, incluindo pescados, sementes, colágeno, café verde e açaí em pó.
“Esse recorde, com as novas aberturas de mercado, é resultado da retomada do diálogo internacional e das boas relações diplomáticas, lideradas pelo presidente Lula e pelo ministro Carlos Fávaro. Isso cria novas oportunidades para produtores do agro nacional exportarem dezenas de produtos e acessarem destinos até então inéditos, gerando renda e emprego em todo o país”, destaca Roberto Perosa, secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa.
O resultado positivo é fruto dos esforços conjuntos entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias. Larvas da mosca Dermatobia hominis causam dor, reduzem produção e desvalorizam o couro brasileiro Continue Reading Berne no gado: além do desconforto, o prejuízo escondido na carcaça Entre as regiões do Estado, o maior avanço mensal foi observado no oeste, com alta de 6,57 pontos percentuais, seguido pelo centro-sul e Médio-Norte. Continue Reading Comercialização antecipada de soja de MT segue atrasada, aponta Imea Para o presidente da FPA, deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), o Brasil vive sob ameaça constante do crime organizado, inclusive nas cadeias produtivas. Continue Reading “FPA vai trabalhar para fechar as portas para o crime no campo”, afirma Lupion No acumulado do ano, 148 navios foram carregados com 10 milhões de toneladas de grãos, sendo 9,23 milhões de toneladas de soja. Continue Reading Tegram movimenta em agosto 1,75 milhão de t de soja e milho Com manejo correto e o uso de tecnologias como a irrigação localizada, Estado do Ceará acelera a retomada da cultura no País e ganha protagonismo podendo alavancar produtores brasileiros no cenário internacional. Continue Reading Crise mundial na produção de cacau abre novas possibilidades ao Brasil No total, a companhia transportou 11,9 milhões de toneladas desses insumos, total 10% maior do que o registrado no mesmo período de 2024. Berne no gado: além do desconforto, o prejuízo escondido na carcaça
Comercialização antecipada de soja de MT segue atrasada, aponta Imea
“FPA vai trabalhar para fechar as portas para o crime no campo”, afirma Lupion
Tegram movimenta em agosto 1,75 milhão de t de soja e milho
Crise mundial na produção de cacau abre novas possibilidades ao Brasil
Com aumento de 10%, movimentação de grãos e farelos na VLI é recorde no primeiro semestre