Mapa defende uso de bioinsumos para unir produtividade e conservação ambiental

Painel na AgriZone debateu o papel dos macro-organismos no Pronara e as oportunidades para fortalecer a agricultura familiar com práticas sustentáveis.

O uso de produtos biológicos como alternativa sustentável para o controle de pragas e o aumento da produtividade no campo foi o tema do painel “Bioinsumos em Debate: o lugar dos macrorganismos no Programa Nacional de Bioinsumos (Pronara) e na agricultura familiar”, realizado nesta terça-feira (11), na AgriZone, espaço promovido pela Embrapa em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), durante a COP 30, dedicado à agricultura sustentável e à inovação no campo.

Durante o encontro, o coordenador de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável do Mapa, Carlos Venâncio, destacou que os bioinsumos representam uma oportunidade para ampliar práticas agrícolas de baixo impacto ambiental, gerando também ganhos econômicos aos produtores.

As cotações no mercado de reposição em Mato Grosso do Sul estão subindo

“Falamos sobre o uso de produtos biológicos como novas alternativas para o controle de pragas, tanto em grandes culturas quanto na agricultura familiar. São soluções sustentáveis, de baixo impacto ao meio ambiente, que trazem economia e mais renda ao produtor rural”, afirmou Venâncio.

O debate destacou o papel do Pronara, iniciativa do governo federal que tem como objetivo reduzir o uso de agrotóxicos na agricultura, estimulando a adoção de produtos biológicos para promover uma produção mais sustentável e saudável. O programa consolida um novo modelo produtivo para a agricultura brasileira, baseado na inovação, na conservação dos recursos naturais e no fortalecimento da agricultura familiar.

Com o incentivo ao uso de bioinsumos e de soluções biológicas, o Mapa reforça a transição da agricultura brasileira rumo a um modelo sustentável, equilibrando produção e cuidado com o meio ambiente.

Fonte: MAPA

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM