O Mapa entrega retroescavadeiras em SP pelo programa Promaq para modernizar a infraestrutura rural, recuperar estradas e ampliar a produtividade no campo
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizou, nesta sexta-feira (13), mais uma entrega de máquinas no âmbito do Programa de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (Promaq). Três retroescavadeiras foram destinadas a prefeituras do estado de São Paulo, contemplando os municípios de Mairiporã, Itaquaquecetuba e Joanópolis. A solenidade ocorreu em Mairiporã e foi conduzida pelo superintendente do Mapa em São Paulo, Estanislau Steck.
Desde o início do programa, em 2025, o estado de São Paulo já recebeu 101 máquinas, distribuídas para 88 municípios. Durante a cerimônia, o superintendente destacou que o Promaq tem como objetivo estruturar os municípios para atender às demandas do meio rural. “O Promaq está equipando os municípios para que essas máquinas sejam utilizadas, principalmente, na recuperação e manutenção de estradas rurais e no atendimento direto ao produtor rural“, afirmou.
As entregas são realizadas por meio de convênios firmados com as prefeituras, que assumem o compromisso de empregar os equipamentos exclusivamente em ações voltadas ao fortalecimento da produção agropecuária. O programa busca modernizar a infraestrutura rural, ampliar a produtividade no campo, estimular o desenvolvimento regional e contribuir para a redução das desigualdades entre os municípios.
Informações à imprensa imprensa@agro.gov.br
VEJA MAIS:
- Adeus, calor? Veja quando o verão de 2026 chega ao fim
- Morre, aos 84 anos, gigante do agronegócio brasileiro
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.