Mapa entrega tratores a cinco municípios fluminenses em nova etapa do Promaq

As máquinas foram destinadas aos municípios de Araruama (1), Bom Jardim (2), São José de Ubá (2), Teresópolis (2) e Porciúncula (1).

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizou, na tarde da última segunda-feira (14), mais uma ação do Programa de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (Promaq) no estado do Rio de Janeiro.

A terceira etapa do programa foi marcada pela entrega de oito tratores agrícolas a cinco municípios fluminenses, em uma iniciativa voltada ao fortalecimento da produção rural e ao incentivo à mecanização agrícola.

Segurança no campo: Tramontina amplia portfólio elétrico para o agronegócio

As máquinas foram destinadas aos municípios de Araruama (1), Bom Jardim (2), São José de Ubá (2), Teresópolis (2) e Porciúncula (1).

O investimento federal nesta etapa da ação no RJ soma aproximadamente R$ 1,4 milhão e busca ampliar a capacidade de trabalho dos produtores locais, com foco especial na agricultura familiar.

A solenidade de entrega ocorreu no Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais, na Zona Norte do Rio, com a presença do chefe da Divisão de Desenvolvimento Rural da Superintendência Federal de Agricultura no Rio de Janeiro (SFA-RJ), Celso Merola, que representou o Mapa na ocasião.

Também participaram o deputado federal Hugo Leal (RJ), prefeitos e secretários municipais de Agricultura dos municípios beneficiados, e o comandante do Centro Tecnológico, capitão de mar e guerra Alex Dantas do Espírito Santo.

Durante o evento, Celso Merola destacou a relevância do programa para a produção agropecuária no estado.

“É um programa muito importante. Disponibiliza equipamentos e máquinas de custo relativamente alto e que podem fazer a diferença para a agricultura, principalmente para os pequenos produtores. Esses tratores irão atuar no preparo do solo, transporte de sementes, fertilizantes e outros insumos, contribuindo para a melhoria da produtividade e da qualidade da produção nos municípios fluminenses”, afirmou.

Representando os municípios contemplados, o prefeito de São José de Ubá, Gean Marcos Pereira da Silva, ressaltou o impacto positivo que a chegada do equipamento trará ao município, grande produtor de tomate no estado do RJ.

“Esse trator é uma ferramenta muito importante, pois não temos recursos para adquirir uma máquina desse porte. Nosso município é extremamente agrícola, com 60% do território em área rural, e agora poderemos atender melhor nossos produtores”, comemorou.

Já a prefeita de Araruama, Daniela Soares, enfatizou que o novo trator será um importante reforço para as ações da prefeitura no apoio ao setor agrícola local.

“Temos mais de 400 quilômetros quadrados de área rural e muitas estradas vicinais, mas sofremos com o déficit de maquinário apropriado devido ao alto custo. A chegada desse trator impulsionará o cuidado do município com os agricultores, desde os pequenos até os grandes produtores”, pontuou.

Com a nova entrega, o Promaq já destinou, desde o início das ações no estado, no dia 3 de junho passado, um total de 23 máquinas,entre retroescavadeiras, pás carregadeiras, escavadeiras e tratores agrícolas, a 14 municípios fluminenses.

A iniciativa do governo federal, executada no estado pela SFA-RJ, visa modernizar a infraestrutura agropecuária, elevar a produtividade no campo, reduzir desigualdades regionais e promover o desenvolvimento sustentável da agricultura no Rio de Janeiro.

Além dos prefeitos de São José de Ubá e Araruama, receberam os equipamentos do Promaq em nome dos seus municípios o prefeito de Porciúncula, Guilherme Fonseca Cardoso; o secretário de Projetos Especiais e Chefia de Gabinete de Teresópolis, Marcelo Leôncio; e o vereador do município de Bom Jardim, Michel Soares de Mattos.

Fonte: MAPA

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM