Formação do Projeto Rural Sustentável Amazônia reforça compromisso com a educação ambiental e a agricultura de baixa emissão de carbono.
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou, nesta quarta-feira (12), durante a COP30, o lançamento do curso de ensino a distância (EAD) do Projeto Rural Sustentável Amazônia (PRS Amazônia), iniciativa coordenada pelo Mapa e executada pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS).
O anúncio foi feito durante o painel “Educação e Popularização para Sustentabilidade no Meio Rural”, realizado na AgriZone, espaço dedicado à agricultura sustentável e à inovação no campo. O evento contou com a mediação do auditor fiscal federal agropecuário do Mapa, Sidney Medeiros, e reuniu representantes do IABS e de entidades parceiras.

A formação está disponível gratuitamente no site do projeto e oferece dois módulos: introdutório (30h) e avançado (60h). O curso é voltado a produtores rurais, estudantes, técnicos e cidadãos interessados em conhecer práticas sustentáveis e de agricultura de baixa emissão de carbono.
“Esse projeto acontece nos biomas Cerrado e Amazônia e tem o objetivo de convencer produtores a adotar práticas de agricultura sustentável. Dentro dele há um componente de educação que trabalha tanto com crianças nas escolas quanto com produtores e técnicos de campo, para deixar um legado após o término das ações”, explicou Sidney Medeiros durante o painel.
Também participaram da atividade João Batista Uchoa, coordenador-geral da Fundação Viver, Produzir e Preservar (FVPP); Kamila Oliveira, coordenadora operacional do PRS-Cerrado; e Andrea Libano, coordenadora de capacitação do PRS-Amazônia.
“A partir de hoje, qualquer pessoa pode acessar o curso e conhecer mais sobre o Plano ABC, as mudanças climáticas e as cadeias produtivas trabalhadas pelo projeto”, completou Medeiros.
O painel destacou a educação e a popularização científica como instrumentos essenciais para fortalecer o legado do Projeto Rural Sustentável, que atua nos biomas Cerrado e Amazônia com ações de capacitação, assistência técnica e incentivo à adoção de práticas agrícolas de baixo carbono. 
Fonte: MAPA
VEJA TAMBÉM:
- “Vivenciando a Prática: Café” conecta estudantes à cadeia exportadora do produto
- Maior etapa da história do Circuito Nelore de Qualidade tem recorde de 6.550 animais avaliados
- CMN amplia acesso a crédito a empresas afetadas por tarifaço dos EUA
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.