Para a autorização, é necessário que os procedimentos estejam de acordo com as leis que tratam do bem-estar dos animais de abate. Confira os detalhes abaixo
A diversidade religiosa no Brasil é refletida diretamente na alimentação e no consumo da população, que, somadas à expansão das exportações de produtos de origem animal para países asiáticos, criaram um mercado específico e cheio de potencial: o do abate religioso de animais para açougue.
Em países como Egito, Arábia Saudita, Kuwait e Emirados Árabes Unidos, grande parte da população é muçulmana, religião que traz, na sua essência, regras do que é permitido na forma de se relacionar com outros seres vivos.
Em árabe, a palavra halal, que significa lícito, define aquilo que é permitido, inclusive na hora de se alimentar. Para o consumo de animais, por exemplo, há espécies consideradas impuras, como o porco, e outras que precisam passar por um procedimento de purificação desde o abate até o corte, para que possam ser consumidas, como o frango e bovinos.
Nos países judaicos, como Israel, também há regras sobre o que é considerado apropriado, ou kosher, e há procedimentos específicos para cada etapa de beneficiamento dos produtos de origem animal.
Preceitos religiosos
Para atender esses mercados dentro e fora do Brasil, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) definiu regras para solicitação, avaliação, concessão e revogação da autorização para abate e processamento de animais para açougue, de acordo com preceitos religiosos.
Para receber a autorização de funcionamento, esses estabelecimentos terão que fazer uma solicitação ao serviço de inspeção federal, por meio do sistema eletrônico do Mapa, com declaração da autoridade religiosa correspondente e especificação de regras que conflitem com normas brasileiras.
Para a autorização, é necessário que os procedimentos estejam de acordo com as leis que tratam do bem-estar dos animais de abate e também o atendimento dos requisitos sanitários no Brasil e do país de destino dos produtos.
Os procedimentos foram detalhados em uma portaria publicada no Diário Oficial da União, que entrará em vigor a partir do dia 2 de maio.
Fonte: Agência Brasil
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Da aposta em 100 bois sem dinheiro ao comando de um império com mais de meio milhão de cabeças e o surgimento do maior confinamento de gado do mundo Continue Reading Conheça o homem por trás do maior confinamento de gado do mundo Isolada há milênios, a raça Herdwick mantém genética quase selvagem, cria cordeiros nas montanhas e sobrevive sem cercas em um dos climas mais extremos da Europa. Base preta, dupla diluição pelo gene creme e aparência sofisticada colocam o smoky cream entre as cores mais raras e valorizadas da equinocultura moderna. Continue Reading Smoky cream: quando a genética cria um cavalo fora do padrão Entenda o que diz o padrão racial do mangalarga marchador, a diferença entre albinismo verdadeiro e pelagens claras e os motivos técnicos e funcionais que levam à proibição do registro. Continue Reading Por que alguns cavalos Mangalarga Marchador brancos ficam fora do registro? Entenda Vendas de 198 mil toneladas de soja dos EUA para destinos não revelados, com entrega em 2025/26, movimentam o mercado internacional. Continue Reading Exportadores dos EUA reportam vendas de 198 mil t de soja a locais não revelados Exportação de vergalho bovino de Mato Grosso cresce, alcança até US$ 6 mil por tonelada e amplia a rentabilidade da pecuária brasileira. Conheça o homem por trás do maior confinamento de gado do mundo
Conheça a raça Herdwick, a ovelha que sobrevive há 10 mil anos onde nenhuma outra consegue
Smoky cream: quando a genética cria um cavalo fora do padrão
Por que alguns cavalos Mangalarga Marchador brancos ficam fora do registro? Entenda
Exportadores dos EUA reportam vendas de 198 mil t de soja a locais não revelados
Além dos cortes nobres, pecuária de MT lucra com a venda de pênis bovino no mercado asiático





