Para a autorização, é necessário que os procedimentos estejam de acordo com as leis que tratam do bem-estar dos animais de abate. Confira os detalhes abaixo
A diversidade religiosa no Brasil é refletida diretamente na alimentação e no consumo da população, que, somadas à expansão das exportações de produtos de origem animal para países asiáticos, criaram um mercado específico e cheio de potencial: o do abate religioso de animais para açougue.
Em países como Egito, Arábia Saudita, Kuwait e Emirados Árabes Unidos, grande parte da população é muçulmana, religião que traz, na sua essência, regras do que é permitido na forma de se relacionar com outros seres vivos.
Em árabe, a palavra halal, que significa lícito, define aquilo que é permitido, inclusive na hora de se alimentar. Para o consumo de animais, por exemplo, há espécies consideradas impuras, como o porco, e outras que precisam passar por um procedimento de purificação desde o abate até o corte, para que possam ser consumidas, como o frango e bovinos.
Nos países judaicos, como Israel, também há regras sobre o que é considerado apropriado, ou kosher, e há procedimentos específicos para cada etapa de beneficiamento dos produtos de origem animal.
Preceitos religiosos
Para atender esses mercados dentro e fora do Brasil, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) definiu regras para solicitação, avaliação, concessão e revogação da autorização para abate e processamento de animais para açougue, de acordo com preceitos religiosos.
Para receber a autorização de funcionamento, esses estabelecimentos terão que fazer uma solicitação ao serviço de inspeção federal, por meio do sistema eletrônico do Mapa, com declaração da autoridade religiosa correspondente e especificação de regras que conflitem com normas brasileiras.
Para a autorização, é necessário que os procedimentos estejam de acordo com as leis que tratam do bem-estar dos animais de abate e também o atendimento dos requisitos sanitários no Brasil e do país de destino dos produtos.
Os procedimentos foram detalhados em uma portaria publicada no Diário Oficial da União, que entrará em vigor a partir do dia 2 de maio.
Fonte: Agência Brasil
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Inseto tóxico presente em quase todo o Brasil, conhecido como besouro “arrebenta-boi”, pode provocar hemorragias internas em animais e queimaduras em humanos; especialistas recomendam cautela no manejo. Continue Reading O besouro “arrebenta-boi” está de volta — e intoxicação pode ser fatal para o gado Relatos de produtores comprovam e impressionam com ganhos reais em produtividade, tempo e renda; “A tecnologia o embarcada nos ajuda a enxergar o que o olho humano não vê”. Continue Reading Do Bit ao Grão: Como a tecnologia se torna o maior insumo do campo Influência de baixa pressão, ZCIT e calor intenso aumenta o risco de temporais, com chuva moderada a forte e rajadas de vento que podem chegar a 50 km/h em diversas regiões. De acordo com o CNPO, cada francês consumiu, em média, 237 ovos ao longo do ano, considerando tanto ovos in natura quanto produtos processados. O número supera os 227 ovos registrados em 2024. Continue Reading França estabelece recorde de consumo de ovos em 2025 ADM e Grão Direto lançam nova modalidade de negociação com mercado aberto durante todo o dia para vendedores de grãos. Criado para gerar mulas imbatíveis em força e resistência, o Poitevin quase foi extinto com a mecanização, mas hoje resiste como um dos patrimônios genéticos mais raros da equinocultura europeia. O besouro “arrebenta-boi” está de volta — e intoxicação pode ser fatal para o gado
Do Bit ao Grão: Como a tecnologia se torna o maior insumo do campo
Alerta: temporais avançam sobre Sul e Sudeste enquanto calor extremo e chuvas fortes atingem o Brasil
França estabelece recorde de consumo de ovos em 2025
Plataforma digital passa a permitir que tradings operem o mercado de grãos 24 horas por dia
Mulassier de Poitevin: o cavalo francês criado para gerar as “mulas” mais fortes do mundo





