Para a autorização, é necessário que os procedimentos estejam de acordo com as leis que tratam do bem-estar dos animais de abate. Confira os detalhes abaixo
A diversidade religiosa no Brasil é refletida diretamente na alimentação e no consumo da população, que, somadas à expansão das exportações de produtos de origem animal para países asiáticos, criaram um mercado específico e cheio de potencial: o do abate religioso de animais para açougue.
Em países como Egito, Arábia Saudita, Kuwait e Emirados Árabes Unidos, grande parte da população é muçulmana, religião que traz, na sua essência, regras do que é permitido na forma de se relacionar com outros seres vivos.
Em árabe, a palavra halal, que significa lícito, define aquilo que é permitido, inclusive na hora de se alimentar. Para o consumo de animais, por exemplo, há espécies consideradas impuras, como o porco, e outras que precisam passar por um procedimento de purificação desde o abate até o corte, para que possam ser consumidas, como o frango e bovinos.
Nos países judaicos, como Israel, também há regras sobre o que é considerado apropriado, ou kosher, e há procedimentos específicos para cada etapa de beneficiamento dos produtos de origem animal.
Preceitos religiosos
Para atender esses mercados dentro e fora do Brasil, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) definiu regras para solicitação, avaliação, concessão e revogação da autorização para abate e processamento de animais para açougue, de acordo com preceitos religiosos.
Para receber a autorização de funcionamento, esses estabelecimentos terão que fazer uma solicitação ao serviço de inspeção federal, por meio do sistema eletrônico do Mapa, com declaração da autoridade religiosa correspondente e especificação de regras que conflitem com normas brasileiras.
Para a autorização, é necessário que os procedimentos estejam de acordo com as leis que tratam do bem-estar dos animais de abate e também o atendimento dos requisitos sanitários no Brasil e do país de destino dos produtos.
Os procedimentos foram detalhados em uma portaria publicada no Diário Oficial da União, que entrará em vigor a partir do dia 2 de maio.
Fonte: Agência Brasil
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. “Está convocada sessão do Congresso Nacional para o dia 30 de abril, com um único item na pauta: o veto nº 3 de 2023, referente ao chamado PL da Dosimetria.” Continue Reading Congresso vota em 30 de abril veto de Lula a PL da Dosimetria A previsão é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), órgão ligado ao Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO). Continue Reading Mesmo com guerra, Ipea prevê crescimento de 1,8% do PIB Gerido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o Eco Invest é um dos mecanismos de financiamento do Caminho Verde Brasil. Continue Reading Mapa se reúne com bancos e instituições parceiras do Caminho Verde Brasil Em visita institucional, ministro reforçou compromisso com o fortalecimento da empresa, referência em ciência e inovação para o agro brasileiro. Continue Reading Ministro André de Paula visita Embrapa e reforça prioridade à pesquisa agropecuária Líder diz que Irã não está buscando a guerra, mas não abrirá mão de seus direitos e considera as frentes de resistência. Continue Reading Líder supremo do Irã diz que gestão do Estreito de Ormuz entrará em nova fase Esse percentual representa 614.405 hectares (ha) colhidos, de um total de 891.908 hectares destinados à cultura da safra de arroz 2025/2026. Continue Reading Colheita do arroz atinge mais de 68% da área semeada no Rio Grande do SulCongresso vota em 30 de abril veto de Lula a PL da Dosimetria
Mesmo com guerra, Ipea prevê crescimento de 1,8% do PIB
Mapa se reúne com bancos e instituições parceiras do Caminho Verde Brasil
Ministro André de Paula visita Embrapa e reforça prioridade à pesquisa agropecuária
Líder supremo do Irã diz que gestão do Estreito de Ormuz entrará em nova fase
Colheita do arroz atinge mais de 68% da área semeada no Rio Grande do Sul





