Mapa reúne adidos agrícolas para alinhamento sobre o Plano ABC+ e oportunidades estratégicas internacionais

Nos encontros, foi discutida a importância da articulação do Plano entre os diferentes atores com interesses comuns na sustentabilidade da agropecuária.

Os conceitos do Plano ABC+, seus sistemas, práticas, produtos e processos de produção sustentáveis, bem como as oportunidades estratégicas internacionais advindas do Plano, foram apresentados aos adidos agrícolas do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) nesta quinta-feira (4), em Brasília.

As duas reuniões, realizadas em formato híbrido, contaram com a participação do secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo, Pedro Neto, do secretário-adjunto de Comércio e Relações Internacionais, Marcel Moreira Pinto, além das equipes técnicas de ambas as secretarias.

Crise mundial na produção de cacau abre novas possibilidades ao Brasil

Nos encontros, foram apresentadas informações mais detalhadas sobre os painéis de monitoramento, a estante de projetos e as mudanças no padrão da escala de produtividade decorrentes da adoção dos conceitos e técnicas promovidos pelo Plano ABC+.

Também foi discutida a importância da articulação entre os diferentes atores com interesses comuns na sustentabilidade da agropecuária, em suas dimensões econômica, social e ambiental, bem como a relevância da diversidade de programas de crédito rural oficial e dos fundos constitucionais como instrumentos de apoio à implementação do Plano. Além disso, foi destacada a convergência existente entre as diferentes políticas públicas no âmbito do Plano ABC+.

Plano ABC+

O Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária (ABC+), coordenado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), foi elaborado em 2010 e reformulado em 2021.

Tem como objetivo promover o aumento da eficiência produtiva associado à redução das emissões de gases de efeito estufa na agropecuária. Além disso, busca melhorar a forma de uso dos recursos naturais e aumentar a resiliência dos sistemas produtivos, possibilitando a adaptação do setor agropecuário às mudanças do clima.

Fonte: MAPA

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM