Mato Grosso: ágio entre a desmama e o boi gordo está alto

As condições climáticas atuais, de falta de chuvas, têm limitado a procura por bovinos mais jovens, devido à falta de pastagens.

Mesmo diante da pressão de baixa no mercado do boi gordo, o mercado de reposição vem apresentando alta nos preços em setembro.

A demanda por bovinos jovens está superando a oferta, que continua restrita.

Desde o início do mês, a cotação da desmama subiu 1,1%, do bezerro de ano 2,3% e o do boi magro 0,6%. Já a cotação do garrote caiu 2,4%. Veja a figura 1.

Figura 1.
Cotação média (R$/cabeça) na primeira e na terceira semana de setembro para a reposição de bovinos anelorados, em Mato Grosso.

Fonte: Scot Consultoria

Na parcial de setembro, o ágio entre a cotação da arroba da desmama e a do boi gordo atingiu 38,1%, o maior entre as praças pecuárias monitoradas pela Scot Consultoria para bovinos anelorados. Esse também é o maior ágio desde dezembro de 2022, quando alcançou 39,6%.

Para as fêmeas aneloradas, no mesmo comparativo, a cotação da vaca boiadeira subiu 1,9%, a da novilha 0,8% e a da bezerra de ano 3,8%. Para a bezerra de desmama, a cotação caiu 0,6%.

O aumento do preço das categorias mais eradas tem ido de encontro com a demanda crescente do mercado. A procura por vacas e novilhas para engorda tem impulsionado a valorização dessas categorias principalmente em estados como o Mato Grosso, onde a oferta de fêmeas de reposição está restrita.

As condições climáticas atuais, de falta de chuvas, têm limitado a procura por bovinos mais jovens, devido à falta de pastagens.

A tendência é de que o mercado siga com preços firmes, sendo o clima um fator que pode impactar na procura.

Fonte: Scot Consultoria

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM