Embora tenha havido um recuo de 3,07% em relação ao mês anterior, o total acumulado de abates de janeiro a outubro de 2024 atingiu um novo recorde, ultrapassando o volume total registrado em 2023, com 6,24 milhões de cabeças abatidas até o momento.
Em outubro de 2024, foram enviados 627,18 mil bovinos para abate em Mato Grosso, conforme dados do Indea. Embora tenha havido um recuo de 3,07% em relação ao mês anterior, o total acumulado de abates de janeiro a outubro de 2024 atingiu um novo recorde, ultrapassando o volume total registrado em 2023, com 6,24 milhões de cabeças abatidas até o momento. Esse aumento foi impulsionado pelo maior volume de machos abatidos ao longo do período.
Em outubro, o abate de machos foi o segundo maior da série histórica, somando 402,81 mil cabeças e representando 64,23% do total geral. Esse cenário reflete a alta quantidade de machos em confinamento, o que elevou a oferta no estado, mas não impactou os preços do boi gordo devido à forte demanda pela proteína vermelha.
Incremento: Com o aumento da demanda pelo gado gordo em Mato Grosso, o boi gordo a prazo registrou uma alta semanal de 1,78%, sendo cotado em média a R$ 307,27/@.
Encurtamento das escalas: As escalas de abate em Mato Grosso permaneceram reduzidas na última semana, com média de 6,79 dias úteis, representando uma queda semanal de 10,36%.
Alta no preço da carcaça: Devido à forte demanda estadual, o preço da carcaça casada do boi subiu 4,96% na semana, ficando cotada a R$ 22,57/kg.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Recuperação judicial no agro bate recordes – 628 pedidos – em 2025 e acende alerta no crédito rural
Com 628 pedidos de recuperação judicial no agro apenas no terceiro trimestre, levantamento da Serasa Experian revela deterioração financeira no campo, avanço entre produtores pessoa física e forte concentração em estados líderes do agronegócio
STF retoma julgamento do marco temporal em meio a embate entre os Poderes
Supremo analisa constitucionalidade de lei que condiciona demarcação de terras indígenas à ocupação em 1988; votação ocorre em plenário virtual até quinta-feira.
Continue Reading STF retoma julgamento do marco temporal em meio a embate entre os Poderes
Agricultura gaúcha enfrentou em 2025 um dos anos mais difíceis, aponta FecoAgro/RS
FecoAgro/RS aponta 2025 como um dos anos mais difíceis da agricultura gaúcha, com estiagem, endividamento e expectativa por safra melhor em 2026.
Continue Reading Agricultura gaúcha enfrentou em 2025 um dos anos mais difíceis, aponta FecoAgro/RS
Cecafé: conselheiros e associados aprovam ações e relatório financeiro de 2025
Trabalho realizado pela diretoria executiva e pilares do Conselho em defesa dos cafés do Brasil foram enaltecidos pelos membros da entidade em AGO.
Continue Reading Cecafé: conselheiros e associados aprovam ações e relatório financeiro de 2025
Rastreabilidade bovina avança lentamente e falta de informação trava adesão dos pecuaristas
Exigida por mercados internacionais e cada vez mais decisiva para a competitividade da carne brasileira, a rastreabilidade bovina esbarra em desinformação, baixa assistência técnica e dificuldades práticas no campo, sobretudo entre pequenos e médios produtores
Estudo comprova ação anti-inflamatória, analgésica e antiartrítica de planta brasileira
Estudo comprova ação anti-inflamatória e segurança do periquito-da-praia, planta nativa do Brasil com potencial para fitoterápicos.





