Herlon Brandão, disse que o crescimento de mais de 90% da exportação de soja em janeiro deste ano está relacionado ao escoamento da safra do ano passado.
Brasília, 5 – O diretor do Departamento de Estatísticas e Estudos de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Herlon Brandão, disse que o crescimento de mais de 90% da exportação de soja em janeiro deste ano está relacionado ao escoamento da safra do ano passado.
“A safra de soja no ano passado foi mais tardia, ela foi plantada e colhida e também escoada mais à frente no ano”, argumentou ele.
Apesar da safra recorde, houve queda nas vendas de soja no primeiro semestre de 2025 e os volumes significativos foram vendidos apenas na segunda metade do ano.
“Muito provavelmente, esse grande volume de janeiro ainda é um resquício do escoamento da safra recorde do ano passado”, continuou Brandão.
Ele explicou que agora está sendo escoada a soja da safra 2024/2025 e na colheita da safra 2025/2026. “Atribuo isso a esse movimento da safra recorde no ano passado e da safra tardia em relação aos outros anos”, completou.