Medicina recomenda consumo de lácteos

Medicina recomenda consumo de lácteos

Foto Divulgação.

Entenda a importância do consumo de lácteos para sua saúde, um alimento nobre e que não pode faltar a mesa.

A equipe do CompreRural busca as melhores informações sobre o Agronegócio brasileiro, e no contexto que vive hoje a cadeia do leite nós corremos atrás para entender a importância no consumo desse produto para a sua saúde e para o mercado financeiro.

Os últimos anos foram marcados pelo modismo das “dietas”, ou seja, grande parte dos nutricionistas e o personal trainer colocaram na cabeça das pessoas que o leite era o maior vilão nas dietas. Nada mais certo do que cortar o consumo deste alimento, certo? Não, totalmente errado. “Atualmente, tem sido de grande hábito da população a diminuição ao consumo de leite e seus derivados. O leite e seus derivados são as principais fontes naturais de vitaminas D e cálcio. Por sua vez, ajudam a manter um equilíbrio corporal e a estabilidade do nosso esqueleto.” Explica o Dr. Rômulo Flister Junior, que é Médico Clínico Geral e Coordenador Médico na Unidade de Pronto Atendimento Leste – PBH.

Ele nos conta ainda um pouco sobre a importância que o consumo desse alimento trás para a saúde do nosso corpo: “É importante ressaltar que a falta desse alimento na nossa dieta diária pode trazer sérios comprometimentos ao nosso organismo. Algumas doenças como osteoporose e a osteomalácea, são causadas devido a condições que leva a deficiência de vitamina D e cálcio. Essas doenças podem ser prevenidas com a ingestão adequada de nutrientes ao longo do ciclo da vida.”

Questionamos ele quanto a influência de outros fatores que podem levar a essa queda de cálcio no organismo e ele nos informa que “A idade é um importante determinante da densidade mineral óssea. Por volta dos 40 anos de idade, a densidade mineral óssea começa a diminuir gradualmente, em ambos os sexos, mas a perda óssea aumenta ainda mais em mulheres após os 50 anos ou depois da menopausa.”

Tabela 1 – Tabela nutricional do leite UHT.

tabela
Fonte: Leite Aurora.

O mercado do leite tem passado por grandes problemas, mas o elo da cadeia que mais influência para a situação é o consumidor final. É cada vez menor o consumo do leite e seus derivados. Esse fato está relacionado ao menor poder de compra atrelado as infundadas propagandas de que o leite é um vilão para nossa saúde.

Em resumo, utilizo as palavras do nosso entrevistado que nos deixa a seguinte mensagem:

“A nutrição adequada é essencial para o desenvolvimento e a manutenção da nossa estrutura óssea. Portanto, não deixe de consumir esses produtos, pois, para manter uma boa qualidade de vida e preservação da saúde, devemos estar em dia com a nossa suplementação.”

PARTILHAR

Zootecnista pela Universidade Federal de Viçosa

MBA em Gestão de Projetos pela UNIUBE, idealizador do projeto Tecnologia para o Agronegócio. Possui base técnica e experiência de campo em propriedades de corte e leite. Atua com foco no atendimento ao cliente, qualidade dos serviços prestados e no alcance de metas e melhores resultados para a sua empresa.
(35) 99894-0080
thiagorp100@gmail.com