Médico e fazendeiro desaparece com avião no Pantanal e família busca respostas

Ortopedista e produtor rural, Ramiro Pereira pilotava monomotor com destino a MT, onde está a fazenda da família; buscas foram acionadas pela FAB

A família do ortopedista e produtor rural Ramiro Pereira de Matos, de 67 anos, vive momentos de aflição após o desaparecimento do avião que ele pilotava na manhã desta terça-feira (16). O médico, que decolou de Araçatuba (SP) com destino à fazenda da família em Figueirópolis do Oeste (MT), perdeu contato durante o trajeto e não foi mais localizado. As informações foram divulgadas pelo Campo Grande News.

Ramiro pilotava um Cessna 210 Silver Eagle, prefixo PS-FDW, aeronave fabricada em 1980 e em situação regular de aeronavegabilidade, segundo dados da Anac. Considerado um piloto experiente, ele costumava realizar o mesmo trajeto regularmente.

A decolagem ocorreu por volta das 7h30, com previsão de voo de cerca de duas horas. No entanto, durante a viagem, o médico relatou a outro piloto que enfrentava condições climáticas adversas, demonstrando voz trêmula e aparente dificuldade.

O último sinal da aeronave foi registrado sobre a região da Fazenda Paraíso, no Pantanal, entre os municípios de Itiquira (MT) e Sonora (MS). Pouco depois, o contato foi totalmente perdido. O filho de Ramiro, Waldyr Ribeiro Aguiar Paiva Matos, de 37 anos, contou que foi informado por outro piloto sobre a situação delicada enfrentada pelo pai no momento do desaparecimento.

Médico e fazendeiro desaparece com avião no Pantanal e família busca respostas
Médico e fazendeiro desaparece com avião no Pantanal e família busca respostas. Foto/Arquivo familiar

Buscas e mobilização

A confirmação da perda de sinal foi feita pela ACC Amazônia (Centro de Controle de Área do CRCEA-AM), que acionou imediatamente a equipe de resgate da Base Aérea de Campo Grande (MS). A família, além de aguardar os trabalhos da Força Aérea Brasileira, também busca apoio de moradores da região que possuem aeronaves, na tentativa de agilizar as buscas em áreas de difícil acesso no Pantanal.

Situação da aeronave e expectativa

De acordo com a Anac, a aeronave estava com situação normal de aeronavegabilidade. Até o momento, não há confirmação sobre o paradeiro do piloto ou do avião no Pantanal. A assessoria da FAB foi procurada pela reportagem para dar detalhes sobre as operações de busca, mas ainda não havia retornado até o fechamento da matéria.

Médico e fazendeiro desaparece com avião no Pantanal e família busca respostas
Último registro da aeronave no radar foi entre MT e MS (Foto via CGN/Reprodução)

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM