Melhoramento por “famílias”, o grande erro da seleção Nelore

Melhoramento por “famílias”, o grande erro da seleção Nelore

PARTILHAR

Opinião expressada por York Corrêa da Nelore York

Abre aspas:

Me perguntaram muito nesses últimos dias o porquê do declínio dos leilões de Nelore e o porquê da liquidação de muitos rebanhos.

Refleti muito sobre isso e cheguei a minha conclusão, ao meu ponto de vista. Estamos pagando o preço hoje pela equivocada maneira que selecionamos nosso plantel nesses últimos anos, digo isso me incluindo nesse meio também .

Há uns vinte anos caímos na bobeira de selecionar gado levando em conta apenas o parentesco dos animais. Foi a famosa moda das “famílias”. Não importava se a res não tivesse cabeça ou fosse aleijada. O importante era ser filha da fulana e neta da siclana! 

Depois de acordamos para isso, passamos a selecionar os indivíduos que nos traziam troféus. 

Não que a morfologia não fosse um fator importante na seleção, mas o que aconteceu foi que usamos apenas a beleza racial para selecionar, muitas vezes não nos importando em nada com a parte funcional e reprodutiva do animal. É notório que muitas dessas matrizes não são capazes de amamentar e muitas delas são sub férteis. 

Deixamos de lado o melhoramento genético, avaliações funcionais e reprodutivas e passamos a procurar apenas indivíduos que são bibelôs de exposição, os quais tem uma alimentação forçada e uso indiscriminado de vitaminas, entre outras coisas. 

Não sou contra nada disso apenas estou respondendo indagações, mas acredito que quando procuramos achar indivíduos em deterimento de toda a seleção, corremos o risco de estarmos colocando a nossa seleção em xeque. Me admira hoje em dia ainda batermos palmas para vacas sem ubere, sem filhos no pé e chamá-las de futuro da pecuária. Doadoras de bibelôs!!!!!

Quando a roda estava girando, tudo era economicamente viável. Hoje em dia, se não tiver uma seleção focada em custos de produção, pode o negocio tornar-se um grande desgosto. 

Vaca boa tem que parir todo ano, desmamar um bezerro pesado a um menor custo possível! O resto é história para boi dormir.

Fecha aspas.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. ‘ Melhoramento por Famílias ‘ quem pode dizer bem sobre isso, são os donos de empresas de leilões e seus leiloeiros que forçam indiscriminadamente com seus professores de plantão, empurrando guela abaixo animais fabricados para esquentar dinheiro
    Até qdo o Brasil vai ser o país dos expertos!