
Veja como a Mantiqueira Brasil, uma das maiores empresa do setor no mundo, avalia o crescimento de 3,4% projetado para a produção de ovos em 2025 e, ainda, quais estratégias a empresa planeja adotar para acompanhar essa expansão.
O setor de avicultura no Brasil caminha para um marco histórico em 2025, com estimativas apontando uma produção recorde de 3,94 bilhões de dúzias de ovos, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP). Este crescimento no mercado de ovos representa um aumento de 3,4% em relação ao ano anterior, evidenciando a consolidação do país como um dos principais players globais no setor. Embora o ritmo seja mais moderado comparado aos 10,5% de expansão entre 2023 e 2024, o cenário segue otimista.
O consumo interno também apresenta avanço significativo. De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o consumo per capita deve atingir 265 unidades por habitante em 2025, representando um aumento de 1% em relação a 2024. Este dado reflete o crescente interesse do consumidor por alimentos nutritivos e acessíveis, impulsionado pelos elevados custos das proteínas cárneas.
No mercado externo, as exportações brasileiras de ovos devem somar 22 mil toneladas em 2025, registrando um aumento de 10% em comparação ao ano anterior. Este desempenho se deve, em parte, à manutenção do status sanitário do Brasil como país livre de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP). Tal condição fortalece a posição do Brasil como fornecedor seguro e confiável no mercado global, especialmente diante dos surtos da doença em outros países.
Insumos mais acessíveis e impacto na rentabilidade
Outro fator que promete beneficiar o setor em 2025 é a previsão de maior oferta interna de milho e farelo de soja, insumos essenciais para a avicultura. Esse cenário pode ajudar a conter os custos de produção, melhorando a rentabilidade dos produtores. Contudo, especialistas alertam sobre a necessidade de equilibrar a expansão dos plantéis com a capacidade de absorção do mercado doméstico, evitando quedas nos preços como as observadas em 2024.
Mantiqueira Brasil: Estratégias para acompanhar a expansão
Em entrevista exclusiva ao Compre Rural, André Carvalho, diretor de Marketing e Inovação da Mantiqueira Brasil, destacou as ações da empresa para acompanhar esse crescimento:
“Avaliamos esse crescimento como um indicador positivo e alinhado às tendências de mercado, onde os consumidores têm valorizado o ovo como uma proteína completa, acessível e versátil. Para acompanhar essa expansão, estamos ampliando nossa capacidade de produção de ovos de galinhas livres em unidades estratégicas localizadas em Lorena (SP), São João do Itaperiú (SC) e Formosa (GO)”, afirmou.
Para aumentar ainda mais a presença dos ovos na dieta do brasileiro, a Mantiqueira Brasil tem investido em campanhas de marketing que destacam a versatilidade e os benefícios dos ovos. “Nossas ações incluem campanhas nos principais pontos de venda, mobiliário urbano e nas mídias digitais, valorizando especialmente os Happy Eggs®, que promovem o bem-estar animal”, explicou André Carvalho.

Quanto às exportações, a empresa se prepara para atender à crescente demanda internacional por meio de certificações como a International Featured Standard (IFS Food) e a Food Safety System Certification 22000 (FSSC 22000). Essas conquistas reforçam a capacidade da Mantiqueira de fornecer produtos de alta qualidade e segurança ao mercado global.
A Mantiqueira Brasil também aposta na automatização das unidades produtivas, com equipamentos que garantem biosseguridade e asseguram que o consumidor seja o primeiro a manusear os ovos. “Além disso, a logística é um pilar estratégico, com soluções que aumentam a eficiência operacional, mantendo a qualidade e o frescor dos ovos”, completou Carvalho.

Mesmo com o cenário favorável, o setor enfrenta desafios, como o impacto da indústria de etanol de milho, que tem elevado a demanda por insumos. Para lidar com essa realidade, a Mantiqueira desenvolve parcerias estratégicas com fornecedores, garantindo insumos de qualidade a custos competitivos. Essa abordagem integrada permite maior previsibilidade e controle, assegurando eficiência e competitividade.
Com projeções otimistas e iniciativas inovadoras, o mercado de ovos no Brasil caminha para um futuro promissor, consolidando sua relevância tanto no mercado interno quanto no externo. A marca histórica de 3,94 bilhões de dúzias é um reflexo da evolução do setor, que segue em ritmo de crescimento sustentável, beneficiando produtores, consumidores e o mercado global.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
JBS está preparada para provável virada do ciclo pecuário no Brasil, diz diretor
Nos últimos 24 meses houve um “aumento significativo” do desfrute do rebanho nacional, resultando em uma sobreoferta “muito grande”.
Continue Reading JBS está preparada para provável virada do ciclo pecuário no Brasil, diz diretor
FPA discute medidas tributárias em reunião na CNA
Na questão tributária, um dos pontos debatidos foi a Medida Provisória 1303/2025, que propõe a tributação sobre instrumentos de financiamento privado do agro.
Continue Reading FPA discute medidas tributárias em reunião na CNA
Entenda como a falta de integração enterra as políticas públicas no Brasil
“Um governo eficiente não é aquele que tem mais ministérios; no fim das contas, o que importa é que as políticas públicas cheguem até quem precisa, de forma clara, ágil e coerente”
Continue Reading Entenda como a falta de integração enterra as políticas públicas no Brasil
Chile salta para 2º lugar entre os maiores destinos de carne suína brasileira
O destaque foi em julho, quando 14,5 mil toneladas de carne suína foram escoadas ao país sul-americano, o dobro do volume de janeiro.
Continue Reading Chile salta para 2º lugar entre os maiores destinos de carne suína brasileira
Tecnologia brasileira vai avaliar Girolando de país vizinho
A Associação Brasileira dos Criadores de Girolando acaba de realizar as primeiras coletas de material genético de animais equatorianos A parceria técnica entre Brasil e Equador para promover o melhoramento genético dos rebanhos da raça Girolando iniciou a primeira etapa neste mês de setembro. O técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Marcello Cembranelli, visitou…
Continue Reading Tecnologia brasileira vai avaliar Girolando de país vizinho
Famato defende produtores de MT em audiência sobre regularização fundiária na faixa de fronteira
A proposta altera dispositivos legais para estabelecer procedimentos de ratificação de registros imobiliários decorrentes de alienações e concessões de terras públicas situadas na faixa de fronteira.