Segundo levantamento da Scot Consultoria, o clima adverso não impactou negativamente as negociações no mercado de reposição. “Os negócios continuaram sem interrupções e a procura pelo boi magro se manteve em ascensão”, destacou o relatório.
O mercado de reposição no Mato Grosso do Sul apresentou uma movimentação positiva no final de agosto, mesmo após a geada registrada no dia 26. Segundo levantamento da Scot Consultoria, o clima adverso não impactou negativamente as negociações. “Os negócios continuaram sem interrupções e a procura pelo boi magro se manteve em ascensão”, destacou o relatório.
A firmeza nos preços das categorias de gado anelorado reflete o bom momento do mercado. A cotação apresentou alta em todas as categorias, impulsionada pelo bom escoamento de boi gordo e pela menor oferta de fêmeas destinadas ao abate. “Com menos fêmeas sendo abatidas, a cotação da arroba do boi gordo subiu, reduzindo o diferencial de preço dos bezerros”, ressaltou a Scot.
Os preços permaneceram firmes, com a cotação subindo para todas as categorias de gado anelorado. Na comparação semanal, o aumento foi generalizado. O bezerro de desmame teve alta de 6,66%, enquanto o bezerro de ano subiu 2,07%. Já o garrote e o boi magro registraram aumentos de 0,67% e 4,08%, respectivamente.
No mercado de fêmeas, o cenário também foi de valorização. A cotação da bezerra de desmame subiu 1,63%, enquanto a bezerra de ano teve aumento de 4,25%. A novilha e a vaca magra seguiram a tendência de alta, com reajustes de 1,24% e 1,53%.
Embora o mercado esteja comprador, na comparação ano a ano os preços dos machos anelorados estão menores (figura1).
Figura 1. Comparação dos preços (R$/cabeça) do bovino para reposição no Mato Grosso do Sul, em agosto/23 e agosto/24.

A expectativa é de mercado firme, com mudanças acontecendo gradativamente.
Mesmo com o mercado aquecido, os preços dos machos anelorados ainda estão abaixo do registrado no mesmo período do ano passado. Isso pode ser atribuído ao atual contexto de oferta e demanda, que continua ajustando os valores no setor.
Esse panorama de alta nas cotações, mesmo após a geada, reforça a resiliência do mercado de reposição no Mato Grosso do Sul, com destaque para o aumento na demanda pelo boi magro, o que deverá continuar influenciando os preços nas próximas semanas.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Conheça os melhores do Ranking Nacional Nelore de 2025
Criadores, expositores e animais que se destacaram no maior prêmio da raça no Brasil e na América do Sul; Conheça os melhores do Ranking Nacional Nelore de 2025
Continue Reading Conheça os melhores do Ranking Nacional Nelore de 2025
Mercado reduz previsão da inflação para 4,43% este ano
A estimativa foi publicada no boletim Focus desta segunda-feira (1º), divulgado semanalmente pelo Banco Central (BC).
Continue Reading Mercado reduz previsão da inflação para 4,43% este ano
Espanha mobiliza militares contra peste suína e diz que sanduíche contaminado pode ser a causa
O surto provocou uma cadeia de eventos que que agora está afetando a indústria de exportação de carne suína do país.
Etanol é mais competitivo em relação à gasolina em cinco Estados, afirma ANP
Executivos do setor observam que o etanol pode ser competitivo mesmo com paridade maior do que 70%, a depender do veículo.
Continue Reading Etanol é mais competitivo em relação à gasolina em cinco Estados, afirma ANP
Agrural: Plantio de soja do Brasil chega a 89% ainda com pontos de estiagem no Cerrado
No Rio Grande do Sul, que começou a safra com excesso de chuva, a redução da umidade também já entra no radar dos produtores.
ANP: etanol cai em 11 Estados, sobe em 9 e no DF e fica estável em 6 na semana
Nos postos pesquisados pela ANP em todo o País, o preço médio do etanol subiu 0,46% na comparação com a semana anterior, a R$ 4,33 o litro.
Continue Reading ANP: etanol cai em 11 Estados, sobe em 9 e no DF e fica estável em 6 na semana





