Segundo levantamento da Scot Consultoria, o clima adverso não impactou negativamente as negociações no mercado de reposição. “Os negócios continuaram sem interrupções e a procura pelo boi magro se manteve em ascensão”, destacou o relatório.
O mercado de reposição no Mato Grosso do Sul apresentou uma movimentação positiva no final de agosto, mesmo após a geada registrada no dia 26. Segundo levantamento da Scot Consultoria, o clima adverso não impactou negativamente as negociações. “Os negócios continuaram sem interrupções e a procura pelo boi magro se manteve em ascensão”, destacou o relatório.
A firmeza nos preços das categorias de gado anelorado reflete o bom momento do mercado. A cotação apresentou alta em todas as categorias, impulsionada pelo bom escoamento de boi gordo e pela menor oferta de fêmeas destinadas ao abate. “Com menos fêmeas sendo abatidas, a cotação da arroba do boi gordo subiu, reduzindo o diferencial de preço dos bezerros”, ressaltou a Scot.
Os preços permaneceram firmes, com a cotação subindo para todas as categorias de gado anelorado. Na comparação semanal, o aumento foi generalizado. O bezerro de desmame teve alta de 6,66%, enquanto o bezerro de ano subiu 2,07%. Já o garrote e o boi magro registraram aumentos de 0,67% e 4,08%, respectivamente.
No mercado de fêmeas, o cenário também foi de valorização. A cotação da bezerra de desmame subiu 1,63%, enquanto a bezerra de ano teve aumento de 4,25%. A novilha e a vaca magra seguiram a tendência de alta, com reajustes de 1,24% e 1,53%.
Embora o mercado esteja comprador, na comparação ano a ano os preços dos machos anelorados estão menores (figura1).
Figura 1. Comparação dos preços (R$/cabeça) do bovino para reposição no Mato Grosso do Sul, em agosto/23 e agosto/24.

A expectativa é de mercado firme, com mudanças acontecendo gradativamente.
Mesmo com o mercado aquecido, os preços dos machos anelorados ainda estão abaixo do registrado no mesmo período do ano passado. Isso pode ser atribuído ao atual contexto de oferta e demanda, que continua ajustando os valores no setor.
Esse panorama de alta nas cotações, mesmo após a geada, reforça a resiliência do mercado de reposição no Mato Grosso do Sul, com destaque para o aumento na demanda pelo boi magro, o que deverá continuar influenciando os preços nas próximas semanas.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Iniciativa Agro investe R$ 5 milhões em sistema que conecta o médio produtor rural ao mercado de capitais
Plataforma analisa a gestão “porteira para dentro”, traduz o risco do agricultor para a linguagem financeira e abre caminho para crédito mais justo e eficiente, reduzindo a dependência do barter, que gera custos de pelo menos 15%.
Genética Crioula de destaque retorna à pista no leilão Santa Angélica e Estribillo
Trajano Silva Remates realiza a oferta em 2 de dezembro, com transmissão online e diversidade de éguas domadas, potrancas e garanhões.
Continue Reading Genética Crioula de destaque retorna à pista no leilão Santa Angélica e Estribillo
Cultura do alho ganha zoneamento de risco climático
As portarias foram publicadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (25).
Continue Reading Cultura do alho ganha zoneamento de risco climático
Brasil tem melhor renda, menor pobreza e desigualdade desde 1995
O estudo foi divulgado nesta terça-feira (25) a partir de dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Continue Reading Brasil tem melhor renda, menor pobreza e desigualdade desde 1995
Castanha de caju de Serra do Mel recebe primeira Indicação Geográfica e reforça liderança do RN na produção
O selo confirma a reputação e a tradição produtiva do município, consolidando a região como referência nacional na cajucultura.
Moraes determina que Bolsonaro cumpra pena na Superintendência da PF
Ministro pediu declaração de trânsito em julgado e ex-presidente começará a cumprir os 27 anos e três meses de prisão.
Continue Reading Moraes determina que Bolsonaro cumpra pena na Superintendência da PF





