Mercado pecuário de leilões sofre oscilações no primeiro semestre por efeitos do clima

Diretor da Trajano Silva Remates prevê segundo semestre difícil após governo Trump sobretaxar importações do Brasil.

O primeiro semestre foi marcado por variações no mercado pecuário de leilões. O diretor da Trajano Silva Remates, leiloeiro Marcelo Silva, recorda que o ano começou com boas perspectivas para a pecuária. Segundo ele, em um primeiro momento, havia uma tendência positiva para a pecuária em geral. No entanto, se enfrentou em um primeiro momento uma seca no início do ano e, depois, excesso de chuvas na segunda quinzena de junho, provocando assim uma oscilação bastante forte neste mercado durante os primeiros seis meses do ano.

Já para o segundo semestre, Silva constata que a questão do excesso de chuvas ainda permanecerá prejudicando a produção nas lavouras e fazendas. Outra dificuldade no horizonte é o aumento para 50% na taxa de importação de produtos brasileiros determinada pelo governo norte-americano. “Isso reflete diretamente não só sobre a pecuária em geral, mas em várias outras categorias. Os próprios leilões têm menos animais para vender, os números nos valores em quilo diminuíram bastante e até alguns frigoríficos estão em compasso de espera”, detalha.

Óleos essenciais de plantas cultivadas na Amazônia combatem parasitas em tambaquis

Por fim, o diretor da Trajano Silva Remates disse esperar que o quadro seja revertido, numa referência ao tarifaço imposto pelos Estados Unidos. “Porque, se não mudar, teremos uma primavera morna no que se refere à comercialização de animais em geral”, pontua. Silva disse ainda torcer para que haja uma reversão da decisão norte-americana de sobretaxar produtos brasileiros “para que as negociações possam voltar à normalidade”, complementa.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM