Entidade integra agendas e debates sobre sustentabilidade, clima e segurança alimentar durante a Conferência
A Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável participará da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada entre 10 e 21 de novembro de 2025, em Belém (PA). Durante o evento, a entidade irá reforçar o papel da pecuária como aliada do clima e da segurança alimentar, contribuindo com dados, evidências e recomendações práticas para promover uma transição mais inclusiva e eficiente no campo.
Ao longo da Conferência, a Mesa participará de painéis e debates sobre boas práticas de produção, finanças verdes, rastreabilidade e condições habilitantes que favorecem a adoção de modelos produtivos sustentáveis e fortalecem o papel do Brasil na agenda global. Essas participações reforçam a atuação da entidade na construção de soluções multissetoriais que conectam produtividade, mitigação de emissões e desenvolvimento sustentável, demonstrando que é possível avançar rumo a uma pecuária mais resiliente, inclusiva, rentável e alinhada às demandas globais.
“A COP 30 é uma oportunidade de mostrar o quanto o Brasil já avançou em sustentabilidade na pecuária e o seu potencial de liderar uma transição global para sistemas produtivos mais eficientes, inclusivos e rentáveis. A Mesa tem trabalhado para construir convergência entre os diferentes elos da cadeia e apresentar evidências de que sustentabilidade é sinônimo de eficiência e competitividade”, destaca Ana Doralina Menezes, presidente da Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável.

Com essa presença ativa, a entidade busca ampliar o diálogo sobre os caminhos da pecuária responsável e contribuir com recomendações que apoiem políticas públicas, investimentos e iniciativas voltadas à evolução sustentável da agropecuária brasileira.
Agendas confirmadas da Mesa Brasileira na COP3
10 de novembro (segunda-feira)
Dia da Agricultura Sustentável
9h às 17h – Local: Casa Diálogo
11 de novembro (terça-feira)
Mitigação de metano na bovinocultura de corte: das políticas públicas até o campo
10h – Local: AgriZone
Pecuária Sustentável Brasileira: Impacto Positivo
14h – Local: AgriZone
Fórum Planeta Campo
14h – Local: Auditório Senar – AgriZone
Mecanismos Financeiros para a Transição Agropecuária
17h30 – Local: Ibis Hangar
14 de novembro (sexta-feira)
Instrumentos financeiros para transição nos trópicos
10h – Local: Blue Zone
The Role of Livestock in Circular Bioeconomy Systems
10h – Local: Auditorium 4 – AgriZone
17 de novembro (segunda-feira)
A Pecuária Brasileira e Oportunidades de Avanço para uma Cadeia Mais Sustentável
14h – Local: AgriZone
O Agro do Futuro & Climatech Insights
17h – Local: Casa ComBio
19 de novembro (quarta-feira)
Agropecuária de Baixo Carbono
11h – Local: Green Zone – Estande Banco do Brasil
A programação completa, que será atualizada conforme novas confirmações, estará disponível em https://pecuariasustentavel.org.br/noticias/mesa-brasileira-da-pecuaria-sustentavel-na-cop-30/.
Sobre a Mesa Brasileira
A Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável reúne todos os elos da cadeia de produção de carne bovina com um objetivo comum: promover a sustentabilidade na pecuária. São mais de 60 organizações associadas nas categorias: produtores rurais, empresas de insumos e serviços, frigoríficos e indústrias, varejos e restaurantes, instituições financeiras e representantes da sociedade civil, que somam forças, agregam diferentes pontos de vista, trazem experiências e alinham conceitos sobre temas relevantes no cenário da pecuária para impulsionar a afirmativa de que é possível produzir carne com a manutenção da biodiversidade.
Conheça a Mesa Brasileira em www.pecuariasustavel.org.br.
VEJA MAIS:
- Ator cria polêmica ao afirmar que “beber leite é mais cruel do que comer carne”; veja
- Angus com Boran: vale a pena apostar nesse cruzamento?
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.