Minério de ferro sobe com promessa da China de afrouxar política monetária

Minério de ferro sobe e atinge maior valor em meses com expectativa de estímulos na China, reforçando a demanda e impulsionando o mercado global.

Os contratos futuros de minério de ferro subiram nesta quarta-feira, atingindo o valor mais alto em vários meses, impulsionados pela esperança de aumento da demanda na China após a promessa de Pequim de afrouxar a política monetária este ano.

O contrato de maio do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China encerrou a sessão do dia com alta de 4,09%, a 828 iuanes (US$118,46) a tonelada, maior valor desde 23 de julho.

O minério de ferro de referência para fevereiro na Bolsa de Cingapura avançava 2,47%, a US$109,1 a tonelada, alcançando o patamar mais alto desde 21 de fevereiro.

O banco central da China disse na terça-feira que as taxas de compulsório e de juros em 2026 para manter a liquidez ampla e continuar a implementar uma política monetária adequadamente frouxa.

As esperanças de cortes nas taxas por parte de Pequim nos próximos meses impulsionaram o sentimento geral no mercado de ferrosos, sustentando as altas de preços em todo o complexo, disseram analistas.

A expectativa de reabastecimentos por parte das usinas siderúrgicas chinesas, que estão com estoques baixos antes do Ano Novo Lunar, em fevereiro, também deu suporte aos preços do principal ingrediente siderúrgico.

Outros ingredientes de fabricação de aço na Bolsa de Dalian também subiram, com o carvão metalúrgico e o coque subindo quase 8%, atingindo os limites permitidos pela bolsa.

“O salto nos preços do carvão foi impulsionado principalmente pela rotação de fundos e pela melhora do sentimento macroeconômico, em meio a sinais positivos nas políticas“, disse Guo Chao, analista da corretora Galaxy Futures, com sede em Xangai.

(Reportagem de Ruth Chai e Amy Lv)

Fonte: Reuters

VEJA MAIS:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM