Preços do minério de ferro sobem com expectativa de estímulos fiscais da China em 2026, impulsionando a demanda por aço e matérias-primas.
Os preços futuros do minério de ferro subiram nesta segunda-feira, com a promessa do principal consumidor, a China, de políticas fiscais mais proativas em 2026, impulsionando o sentimento e as esperanças de demanda pelo principal ingrediente da fabricação de aço.
O contrato de maio do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE), da China, encerrou as negociações diurnas com alta de 2,58%, a 796,5 iuanes (US$113,66) a tonelada, depois de atingir seu nível mais alto desde 3 de dezembro, a 803 iuanes, no início da sessão.
O minério de ferro de referência de janeiro na Bolsa de Cingapura subia 1,32%, a US$106,03 a tonelada, após ter atingido o valor mais alto desde 27 de novembro.
No domingo, o Ministério das Finanças da China afirmou que as políticas fiscais serão mais proativas no próximo ano, impulsionando o consumo e a expansão de investimentos em novas forças produtivas.
Os preços do minério de ferro também encontraram apoio em usinas siderúrgicas que retomaram a produção após a manutenção anual dos fornos, aumentando a demanda por matérias-primas, segundo a Everbright Futures.
Outro fator de suporte foi a melhoria das margens do aço graças aos custos de produção mais baixos, de acordo com a consultoria Mysteel.
O sentimento também foi reforçado pela redução das preocupações com o mercado imobiliário chinês, após a aprovação da proposta da incorporadora Vanke para estender o pagamento de um título de 3,7 bilhões de iuanes.
Segundo Atilla Widnell, da Navigate Commodities, o movimento foi impulsionado por um aperto de curto prazo, e não por mudanças estruturais na oferta e demanda.
Outros ingredientes da fabricação de aço na DCE caíram, com o carvão de coque e o coque recuando 1,27% e 1,58%, respectivamente.
Na Bolsa de Futuros de Xangai, o vergalhão subiu 0,71%, a bobina laminada a quente avançou 0,55%, enquanto o aço inoxidável caiu 0,35%.
Fonte: Reuters
VEJA MAIS:
- Terras raras colocam o Brasil no centro da disputa global e reacendem dilema histórico
- Conheça as raças de gado mais rústicas da Ásia
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.