Ministério afirma que vai atuar para superar dificuldades na exportação de soja

Na semana passada, o presidente da Cargill no Brasil disse que a empresa havia suspendido embarques de soja brasileira à China, devido a mudanças na inspeção.

O Ministério da Agricultura afirmou nesta segunda-feira, após reunião com representantes de exportadores de soja do Brasil, que foi reafirmado compromisso para atuação conjunta visando “superar eventuais dificuldades” sobre procedimentos de fiscalização fitossanitária na exportação à China.

A discussão ocorre após as negociações de soja no mercado brasileiro terem sido limitadas na semana passada, por novos protocolos de exigências fitossanitárias que impactaram embarques para a China, o principal importador global da oleaginosa.

Adoção de resolução das Nações Unidas que institui o Dia Internacional do Café

Na semana passada, o presidente da Cargill no Brasil disse que a empresa havia suspendido embarques de soja brasileira à China, devido a mudanças na inspeção.

O ministério não entrou em detalhes nem comentou matérias publicadas na imprensa brasileira nesta segunda-feira de que a pasta teria atendido pedido das tradings de soja e alterado os procedimentos de fiscalização adotados para as cargas do grão destinadas à exportação para a China.

“Durante o encontro, foi reafirmado o compromisso de atuação conjunta para superar eventuais dificuldades e assegurar os elevados padrões de qualidade dos produtos que saem do Brasil e chegam aos mercados internacionais…”, disse o ministério, em nota encaminhada à Reuters.

Segundo o comunicado, a ação garante a “confiança dos compradores” e atende a “exigências sanitárias e comerciais não apenas da China, mas de todos os países que importam alimentos brasileiros”.

As associações de exportadores, Anec e Abiove, não comentaram o assunto imediatamente. Mais cedo, a Anec disse que participaria da reunião.

Na semana passada, o ministério afirmou que a exportação de soja brasileira e seus derivados segue normas e protocolos estabelecidos pelos países importadores, ao comentar uma reclamação do presidente da Cargill no país.

Fonte: Reuters

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM