Ministro Carlos Fávaro se pronuncia sobre tarifas de Trump

Ele ressaltou que irá intensificar iniciativas de abertura de novos mercados, focando especialmente em regiões com grande potencial consumidor.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, comentou por meio das redes sociais da pasta a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor uma tarifa de 50% sobre as exportações brasileiras ao país. No vídeo, Fávaro classificou a medida como uma “ação indecente do governo norte-americano” e afirmou que o ministério está atuando de forma proativa em busca de uma solução.

Ele ressaltou que irá intensificar iniciativas de abertura de novos mercados, focando especialmente em regiões com grande potencial consumidor, como Oriente Médio, Sul da Ásia e Sul Global, para ampliar as alternativas às exportações brasileiras.

Georreferenciamento: o que muda com o prazo final de 2025

Também nesta quinta-feira, o Itamaraty divulgou uma nota com o posicionamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, enfatizando que o Brasil é um país soberano, com instituições independentes, e não aceitará qualquer forma de tutela externa.

Confira abaixo o pronunciamento:

Diante da ação indecente do governo norte-americano, em taxar em 50% as exportações brasileiras, já estamos agindo de forma proativa.

Telefonei para as principais entidades representativas dos setores mais afetados, o setor de suco de laranja, o setor de carne bovina e o setor de café, para que possamos, juntos, ampliar as ações que já estamos realizando nos dois anos e meio do governo do presidente Lula: em ampliar mercados, reduzir barreiras comerciais e dar oportunidade de crescimento para a agropecuária brasileira.

Neste momento, vou reforçar essas ações, buscando os mercados mais importantes do Oriente Médio, do Sul Asiático e do Sul Global, que têm grande potencial consumidor e podem ser uma alternativa para as exportações brasileiras. As ações diplomáticas do Brasil estão sendo tomadas em reciprocidade. As ações proativas acontecerão aqui no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), para minimizar os impactos.

Aqui é a casa da agropecuária brasileira. Estamos juntos e vamos superar este momento difícil.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM