Ministro Fávaro recebe embaixador da República Dominicana para tratar de comércio e cooperação agropecuária

Encontro tratou da ampliação do fluxo comercial entre os países, intercâmbio de boas práticas agrícolas e possibilidades de cooperação técnica.

Nesta quarta-feira (2), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu o embaixador da República Dominicana no Brasil, Robert Takata, em visita de cortesia na sede da Pasta, em Brasília. O encontro teve como foco o fortalecimento das relações bilaterais, com destaque para a ampliação do fluxo comercial, a abertura de mercados e a celebração de acordos de cooperação técnica na área agropecuária.

Durante a reunião, o ministro Fávaro ressaltou que a boa diplomacia se constrói com trocas comerciais equilibradas. “Temos que ampliar o fluxo comercial entre nossos países. E, quando falo em ampliar, não é apenas vender: quero saber também o que a República Dominicana tem a oferecer ao Brasil. Essa é uma determinação do presidente Lula,” afirmou.

Trilhão da carne: Pecuária movimentou cerca de R$ 1 tri em 2024

O embaixador Takata destacou o interesse dominicano em aprender com a experiência brasileira no setor agropecuário. “Embora não tenhamos a mesma escala da agropecuária brasileira, temos grande interesse em conhecer e aplicar as boas práticas agrícolas adotadas no Brasil. Precisamos dessas referências para fortalecer nosso setor produtivo”, disse.

Fávaro lembrou que, há 50 anos, o Brasil era importador de alimentos, mas com a criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o investimento em pesquisa agropecuária, tornou-se uma potência agrícola e referência mundial em agricultura tropical. “O presidente Lula tem nos orientado a manter o Brasil sempre disponível para estabelecer termos de cooperação, transferir tecnologia e disseminar os conhecimentos adquiridos,” destacou.

Ministro Fávaro recebe embaixador da República Dominicana para tratar de comércio e cooperação agropecuária
Foto: Divulgação

Durante o encontro, a República Dominicana demonstrou interesse em ampliar as exportações de charutos para o Brasil. Em contrapartida, o Brasil busca expandir suas exportações de carnes para o mercado dominicano, por meio da habilitação de frigoríficos brasileiros via sistema de pre-listing.

Também participaram da reunião o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Luís Rua e o ministro-conselheiro da Embaixada da República Dominicana, Erick Bernard.

Fonte: MAPA

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM