Em reunião com a Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite, Carlos Fávaro destacou a criação do GT para proteger a produção nacional.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu nesta quarta-feira (23) a presidente da Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite, deputada federal Ana Paula Leão (PP-MG), que trouxe a preocupação do setor leiteiro nacional.
Durante o encontro, foram apresentadas as reivindicações do setor leiteiro representados, além da Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite, pela Associação Brasileira dos Produtores de Leite, pela Confederação da Agricultura e Pecuária e pela Organização das Cooperativas do Brasil.
O ministro Fávaro destacou as medidas emergenciais que o governo federal já adotou para minimizar os impactos negativos na cadeia produtiva do leite causados, principalmente, pelo alto custo da produção e o crescimento das importações dos produtos lácteos.
Ele lembrou que no último dia 17 deste mês foi criado o Grupo de Trabalho para reverter o quadro atual relacionado à importação e à comercialização de leite em território nacional, em especial ao que afeta a agricultura familiar.
O GT, formado por representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Ministério do Planejamento, Ministério da Fazenda e Conab, ampliará o diálogo com governos estaduais, entidades e sociedade civil.
Proteção
Em julho e agosto, a Camex revogou medidas que reduziram impostos de importação de produtos lácteos. Na sequência, no dia 15 de agosto, foi aprovado o aumento do imposto de importação de 12% para 18%, pelo período de um ano, para três produtos lácteos.
Outra decisão do Gecex foi a anulação de 29 itens de produtos lácteos que tinham redução da Tarifa Externa Comum (TEC) em 10%, por meio da Resolução Gecex nº 353, de 2022, do governo anterior.
Em 16 de agosto, o Governo Federal anunciou a compra pública de leite, no valor total de R$ 200 milhões, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), por meio da execução da Conab, com vistas a reduzir o estoque do alimento pelas organizações de produção da agricultura familiar. O leite em pó a ser adquirido será destinado a pessoas em condições de insegurança alimentar e nutricional, conforme demanda do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
O ministro Fávaro enfatizou que estas ações se somam à intensificação da fiscalização de importação de produtos derivados de leite, em vista de denúncias de reidratação e outras irregularidades.
Cenário
O leite está entre os seis produtos mais importantes da agropecuária brasileira, desempenhando um relevante papel na geração de emprego e renda. O produto também é conhecido pelo seu valor nutricional, por ser rico em cálcio, proteínas e vitaminas.
A produção do rebanho nacional, o segundo maior do mundo, com cerca de 70 milhões de animais, é de mais de 35 bilhões de litros por ano.
Dados da Pesquisa Pecuária Municipal de 2021 apontam que a produção mineira, a maior do País, alcançou 9,6 bilhões de litros, representando 27% do total nacional.
O agronegócio do leite é responsável por aproximadamente 40% dos postos de trabalho no meio rural.
Fonte: Mapa
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Paraná proíbe reconstituição de leite em pó importado
Nova lei sancionada busca proteger a cadeia leiteira do estado e garantir transparência ao consumidor; com isso, Paraná proíbe reconstituição de leite em pó importado e fortalece produtores locais
Continue Reading Paraná proíbe reconstituição de leite em pó importado
ALERTA VERMELHO: Chuva de 100 mm e ventos de 100 km/h atingem país essa semana; veja onde
Ciclone extratropical e frente fria provocam tempestades e ventania em parte do país. INMET alerta para riscos de alagamentos, queda de energia e danos em lavouras, especialmente em regiões do Centro-Oeste, Sudeste e Norte de Minas Gerais.
Melhor trator de 2026 é apresentado na maior feira mundial do setor, a Agritechnica
Claas Axion 9.450 Terra Trac conquista o título de Melhor Trator de 2026 – Tractor of the Year – com inovações em automação, conforto e eficiência; feira Agritechnica reforça protagonismo da agricultura digital e dos tratores autônomos para o futuro do campo
Continue Reading Melhor trator de 2026 é apresentado na maior feira mundial do setor, a Agritechnica
Trump acusa JBS e outros frigoríficos de formação de cartel e aciona Justiça dos EUA
Acusação do ex-presidente norte-americano Donald Trump mira gigantes da indústria da carne, incluindo duas empresas brasileiras de frigoríficos; setor pode enfrentar novo escrutínio regulatório com impactos comerciais e políticos.
Gigante chinesa, rival da Starlink, assina acordo com Brasil e quer mudar o futuro da internet via satélite
A China instala sua primeira base de internet via satélite no Brasil com a SpaceSail, desafiando a Starlink e prometendo revolucionar a conectividade e o futuro da internet em toda a América do Sul.
Ovo de dinossauro carnívoro de 70 milhões de anos é encontrado e pode ter embrião preservado
Descoberta inédita de ovo de dinossauro feita por paleontólogos argentinos durante transmissão ao vivo pode revelar detalhes sobre a reprodução e evolução dos dinossauros carnívoros, ancestrais diretos das aves modernas.





