O encontro abordou seguro paramétrico e ampliação do acesso dos produtores à política de proteção agrícola.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reuniu-se nesta terça-feira (11), em Brasília, com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para discutir aprimoramentos no Programa de Seguro Rural. O objetivo é modernizar o modelo atual, tornando-o mais acessível e efetivo para os produtores rurais.
“O seguro rural é uma ferramenta muito importante, mas que não cumpre mais a sua finalidade no Brasil. As apólices estão cada vez mais caras e as mudanças climáticas são uma realidade que não dá para contestar. Nós estudamos muito durante um ano e viemos apresentar uma proposta para reconstruir o seguro rural no país”, afirmou Fávaro após o encontro.
Entre os temas debatidos estiveram a adoção do seguro paramétrico e a universalização do acesso ao seguro rural para os produtores, medidas que, segundo o ministro, podem reduzir os impactos de perdas climáticas e minimizar a necessidade de renegociações de dívidas rurais.
“Trouxemos algo muito factível, que ainda precisa ser aperfeiçoada e debatida em outras instâncias do governo. Nosso objetivo é deixar como legado um novo modelo de seguro agrícola para o Brasil”, destacou Fávaro.
Participaram da reunião os assessores especiais do ministro, Carlos Augustin e Pedro Machado; o secretário de Política Agrícola do Mapa, Guilherme Campos; o secretário adjunto de Política Agrícola, Wilson Vaz; e o diretor de Gestão de Riscos, Diego Melo.
Fonte: MAPA
VEJA TAMBÉM:
- Ministro Carlos Fávaro recebe movimento Agroligadas e reforça diálogo com mulheres do agro
- Mapa participa de evento oficial do Fundo Verde para o Clima durante a COP30
- Confira linha de crédito com juros a partir de 2% a.a. e prazos de 20 anos para pagar
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.