
A medida foi proferida pelo ministro Flávio Dino em resposta à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7.774), protocolada pelos partidos PCdoB, PSOL, PV e Rede Sustentabilide
O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu nesta quinta-feira (26), em decisão liminar, a Lei 12.709/2024, que proibia a concessão de incentivos fiscais a empresas signatárias da Moratória da Soja em Mato Grosso. A medida foi proferida pelo ministro Flávio Dino em resposta à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7.774), protocolada pelos partidos PCdoB, PSOL, PV e Rede Sustentabilidade.
A norma estadual, sancionada em outubro e prevista para entrar em vigor em 1º de janeiro de 2025, previa o fim de benefícios fiscais e da concessão de terrenos públicos a empresas que adotassem critérios ambientais mais rígidos do que o Código Florestal Brasileiro. O ministro Flávio Dino justificou a decisão apontando risco de retrocesso ambiental e alegando que a norma poderia violar o “princípio da vedação ao retrocesso ambiental”, previsto no artigo 225 da Constituição Federal.
Na análise preliminar, Dino destacou que a lei estadual utilizava normas tributárias para punir práticas voluntárias de sustentabilidade ambiental, o que poderia desestabilizar direitos adquiridos e comprometer a segurança jurídica das empresas. Ele também citou a súmula 544 do STF, que impede a revogação unilateral de isenções tributárias concedidas sob condições específicas, argumentando que a medida estadual configuraria uma “ruptura injustificada” das relações entre Estado e empresas.
A Moratória da Soja, criada em 2006, é um acordo voluntário firmado entre ONGs e indústrias para evitar a comercialização de soja produzida em áreas desmatadas da Amazônia após julho de 2008, mesmo quando o desmatamento ocorre dentro dos limites legais. O acordo é considerado por organizações ambientais como um instrumento essencial para a sustentabilidade da cadeia produtiva brasileira, especialmente em mercados internacionais sensíveis a questões ambientais.
A decisão liminar do STF suspende os efeitos da lei estadual até o julgamento definitivo da Corte. Dino enfatizou que, caso a constitucionalidade da norma seja reconhecida no futuro, seus efeitos poderão ser retomados integralmente.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Cólica equina e o perigo do manejo incorreto que mata os cavalos
Calor não causa cólica, isso é mito. Porém, as altas temperaturas exigem mais cuidado; entenda os erros de manejo que aumentam a incidência de cólica em cavalos e veja como preveni-la na estação mais quente do ano.
Continue Reading Cólica equina e o perigo do manejo incorreto que mata os cavalos
Morre veterinário Ney Conti, da Zebu Fértil, deixando legado transformador na pecuária
Como Diretor Técnico da Zebu Fértil, Ney Conti impulsionou a genética bovina com inovação, programas de reprodução de alta performance e um dos principais touros da pecuária de corte nacional.
Crise no campo: pedidos de recuperação judicial por produtores rurais crescem 45%
Endividamento no agronegócio se agrava com juros elevados, queda das commodities e alta dos insumos; Pedidos de recuperação judicial por produtores rurais crescem 45%
Continue Reading Crise no campo: pedidos de recuperação judicial por produtores rurais crescem 45%
ALERTA: Chuva de 70 mm, geada e ventos fortes marcam a semana; veja a previsão por região
Últimos dias de agosto serão marcados por instabilidades, chuva, risco de geada na Campanha Gaúcha, temporais no Sul e calor de até 40°C em outras regiões do Brasil; veja previsão por região
Gigante mundial International Paper vende divisão global de celulose por US$ 1,5 bilhão
Negócio reforça a estratégia da companhia de focar em eficiência e transformação, enquanto a American Industrial Partners assume liderança na expansão do setor de celulose
Embrapa analisa impacto do El Niño e da La Niña na produção de grãos
Pesquisa inédita mostra impacto do El Niño e da La Niña na produção de grãos, ou seja, como oscilações climáticas no Pacífico afetam soja, milho e feijão no Cerrado e propõe ajustes no Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC).
Continue Reading Embrapa analisa impacto do El Niño e da La Niña na produção de grãos